Topo

Botafogo

Motorista do Botafogo sofre em fila por bariátrica, e clube promete solução

Maurão, motorista do Botafogo, ao lado de Leandrinho no ônibus do clube - Vitor Silva/SSPress/Botafogo
Maurão, motorista do Botafogo, ao lado de Leandrinho no ônibus do clube Imagem: Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Alexandre Araújo e Bernardo Gentile

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

17/12/2020 04h00

Uma notícia fez diretoria e torcedores do Botafogo se mobilizarem. De sorriso fácil e simpatia sem igual, Maurão, motorista do Glorioso — como o ônibus do elenco profissional é carinhosamente chamado —, atravessa um delicado estado de saúde. Cientes da situação, membros da cúpula, da futura gestão e até mesmo jogadores buscam uma solução em prol do funcionário.

A serviço do Botafogo há mais de 15 anos, Mauro Sampaio trava, já há algum tempo, uma luta contra a balança. Há cerca de três anos busca realizar uma cirurgia para redução do estômago através do SUS (Sistema Único de Saúde). A ideia era também diminuir a sobrecarga que já o fez operar os joelhos em 2017 e o afastou do clube por cerca de oito meses.

Em meio à espera para o atendimento, porém, veio a pandemia de coronavírus e hospitais lotados, o que criou uma nova barreira nesta batalha. Mas, ao longo deste período, as dores no joelho foram, round a round, ganhando a briga.

Na ativa até o último dia 5, no clássico com o Flamengo, Maurão, mais recentemente, já não conseguia sair da cama devido ao enorme incômodo nas articulações. Diante da gravidade da situação, foi levado ao Hospital Carlos Chagas, em Marechal Hermes, mas, por conta do alto número de pacientes de Covid-19, não pôde ser atendido.

Logo que a notícia se tornou pública, alvinegros se movimentaram nas redes sociais para a criação de vaquinhas visando a arrecadação de fundos para que Maurão possa receber o atendimento. Além disso, a diretoria do Botafogo também iniciou contatos para ajudá-lo.

A cúpula ainda busca meios para que Maurão possa realizar a cirurgia bariátrica na rede particular de saúde. Membros da futura gestão procuraram o funcionário ainda ontem (16) para conversar, saber mais detalhes sobre todo o ocorrido e tranquilizá-lo sobre diversas questões, principalmente avisando que o clube vai aguardar a finalização do tratamento.

Integrantes do elenco, ao tomarem conhecimento do que ocorreu, buscaram ajudar de alguma forma e alguns até realizaram doações em dinheiro.

Uma reunião entre integrantes do departamento de futebol e a futura diretoria deve acontecer hoje (17) como parte da transição que já vem sendo realizada ao longo das últimas semanas, mas a situação de Maurão deve ser colocada em pauta também.

Fundador de torcida e "pai" de todos

Maurão é um torcedor fanático pelo Botafogo e chegou a fundar uma torcida organizada: a Raça Alvinegra, que nasceu em 1981. Ele, inclusive, em recente entrevista ao "ge", disse que o primeiro bandeirão no Maracanã foi do grupo que ajudou a criar.

Os que convivem com ele no dia a dia afirmam que Maurão trata a todos como se fossem seus filhos. Não à toa, tem o carinho de todo o elenco. Dentre os laços que criou, um dos mais próximos foi com Jefferson.

O ex-goleiro e ídolo da torcida até fez uma visita ao motorista no tempo em que ele esteve afastado devido à operação no joelho. À época, o encontro foi registrado pela BotafogoTV.

Botafogo