Topo

Grêmio finalista tem um remanescente de 2016 e simboliza transformação

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

31/12/2020 04h00

A escalação do Grêmio que eliminou o São Paulo e garantiu vaga à final da Copa do Brasil teve um remanescente do time que venceu o torneio em 2016: Walter Kannemann. As mudanças no time, e até elenco, desde então simbolizam a transformação constante do plantel e principalmente a mutação recente da equipe. No Morumbi, o Grêmio foi bem mais Kannemann que Matheus Henrique, por exemplo.

Calejado pela eliminação marcante diante do Santos, na Copa Libertadores, o Grêmio abordou a decisão da Copa do Brasil de outro jeito. Foi mais competitivo, deixou de lado o jogo mais leve. E ficou mais distante da origem da atual era de conquistas, quando o assunto é estilo.

O Grêmio campeão da Copa do Brasil de 2016 tinha Walace, mas também Douglas e Luan. Naquela campanha, houve empate sem gols com o Cruzeiro — segundo jogo da semifinal, depois de vitória em Belo Horizonte. Mas a marca registrada da equipe era o jogo propositivo.

"Nós usamos o regulamento debaixo do braço na hora certa. As melhores oportunidades no primeiro tempo foram do Grêmio", disse Renato Gaúcho.

O Grêmio campeão em 2016 teve, no primeiro jogo da decisão com o Atlético-MG: Marcelo Grohe; Edílson, Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Maicon, Ramiro, Douglas e Pedro Rocha; Luan.

Pedro Geromel não atuou contra o São Paulo por lesão, mas está no elenco. Maicon também continua no grupo — igualmente fora por problema médico. E só. Todos os demais campeões saíram e assistem um time que se transforma.

"É mais uma prova de que o trabalho é muito bom. Se temos apenas um jogador no jogo de hoje e conseguimos a classificação, isso demonstra como a gente trabalha. A gente modificou bastante o grupo no decorrer dos anos. A gente vem contratando jogadores que o clube tem condições, o Grêmio vem formando vários garotos. E a gente muda, muda, vende e forma e estamos chegando o tempo todo. Não tem o que falar muito, é fruto do trabalho lá do clube. De todos os departamentos", declarou Portaluppi.

O Grêmio volta a campo contra o Bahia, em seis de janeiro, pela 28ª rodada do Brasileirão. A final da Copa do Brasil ocorre nos dias 3 e 10 de fevereiro.