Topo

Rodrigo Mattos

Renato esquece 'melhor futebol do Brasil' e ganha com Grêmio pragmático

30/12/2020 23h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Era início de dezembro quando Renato Gaúcho afirmou que o Grêmio praticava o melhor futebol do Brasil. E emendou falando em futebol bonito, com posse de bola e criação. No final do mês, tomou um 5 x 2 no agregado do Santos na quartas de final da Libertadores. Aprendeu a lição e montou um time pragmático para bater o São Paulo e chegar à final da Copa do Brasil.

A declaração de Renato ocorreu após uma goleada sobre o Vasco, time que luta para se livrar do rebaixamento na Série A. Era fruto de uma boa fase gremista no Brasileiro com seguidos bons resultados e uma ascensão na tabela.

Não por acaso era o Grêmio considerado favorito diante do Santos no mata-mata da Libertadores. E o time gaúcho entrou com seu estilo, com posse de bola, tentando envolver o adversário. Foi atropelado pelo jogo intenso armado por Cuca nos dois jogos. Faltou competição, faltou atenção, faltou ser agressivo à equipe de Renato.

Diante de um São Paulo, líder do campeonato, o técnico gremista abriu mão de ser o protagonista da bola. Deu à posse ao time de Fernando Diniz nos dois jogos das semifinais da Copa do Brasil. Mas não deu o controle de jogo.

O Grêmio atuou marcando atrás na maior parte do campo, mas impedindo quase qualquer aproximação são-paulina na sua área. Houve exceções apenas em duas triangulações feitas no segundo tempo em Porto Alegre, em lances perdidos por Brenner e Luciano.

Para gerar perigo, o Grêmio usava a marcação adiantada que gerava retomadas quando o rival estava desarticulado. Foi assim que surgiu um lance que foi parar no pé de Ferreirinha na direita para superar Reinaldo e servir Diego Souza para o gol. Foi assim que o time gremista chegou duas vezes perto do gol no início do primeiro tempo na partida do Morumbi.

O que se viu na capital paulista foi um São Paulo completamente bloqueado por Renato. Errava saídas de bola, seus passes eram excessivamente lentos, a marcação pressão não encaixava. Parecia o time de Diniz há uns três meses. Quando Diniz empilhou atacantes no final da partida, ainda assim, nada criou de ameaça palpável para o gol de Vanderlei.

Não, o Grêmio não tem o melhor futebol do Brasil. Mas seu pragmatismo o leva à final da Copa do Brasil.