Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

Demba Ba e 4º árbitro tiveram conversa 'amigável', diz jogador senegalês

Partida foi paralisada após Demba Ba acusar quarto árbitro de racismo - Getty Images
Partida foi paralisada após Demba Ba acusar quarto árbitro de racismo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

14/12/2020 21h56

Envolvidos no caso de racismo que fez com que o jogo entre PSG e Istanbul Basaksehir fosse interrompido na Liga dos Campeões, o jogador reserva do time turco, Demba ba, e o quarto árbitro Sebastian Coltescu, se falaram por telefone.

A informação é do site Sport.Ro. De acordo com a publicação, os dois se falaram por intermédio do jogador senegalês Ousmane N'Doye, que atua na Romênia, país de origem de Coltescu.

"Quando eu estava na Romênia, conheci muitas pessoas, sei como funciona", disse N'Doye. "Descobri o número do Coltescu e falei com ele. Eu sei que ele não é racista. Foi um mal-entendido. Falei com Demba Ba, ele é um grande amigo - foi minha a assistência para o primeiro gol dele pela seleção", lembrou.

"Expliquei e ele entendeu muito bem. Eu dei a Sebi [Sebastian] seu número e disse que eles deveriam telefonar e conversar", explicou. Apesar de não ter participado da ligação, N'Doye afirmou que o papo foi "amigável".

"Eles conversaram e se deram muito bem. (...) Os dois me ligaram e me disseram que estavam felizes. Demba me disse que Sebi é um homem muito bom, e Coltescu disse o mesmo sobre Demba. Os dois se deram bem", relatou.

N'Doye diz que durante sua passagem pelo futebol romeno, não viu atitudes racistas no país.

"Nunca vi racismo na Romênia - as pessoas ficam chocadas quando eu disse isso. (...) Expliquei isso ao Demba. Ele disse que não tinha ouvido nada de ruim sobre o Coltescu, mas acredita que a palavra 'negro' não deve ser usada no estádio. Ele não falou que era racismo, mas sim que essa palavra não poderia ser dita lá e Sebi entendeu isso", finalizou.

Caso de racismo paralisou partida na Liga dos Campeões

Durante o jogo entre PSG e Istanbul, ainda na fase de grupos da Liga dos Campeões, Demba Ba ouviu o quarto árbitro Coltescu se referir a Pierre Webo, da comissão técnica do time turco, como 'aquele negro', e foi questioná-lo. A situação tomou maiores proporções quando até mesmo os jogadores do time parisiense, como Neymar e Mbappé, se recusaram a retomar a partida enquanto o árbitro estivesse em campo. A partida foi retomada no dia seguinte, e o PSG goleou o Istanbul por 5 a 1.