Topo

Liga dos Campeões - 2020/2021

PSG x Istanbul recomeça com jogadores ajoelhados em hino da Champions

Neymar faz protesto antirracista no recomeço do jogo entre PSG e Istanbul  - FRANCK FIFE / AFP
Neymar faz protesto antirracista no recomeço do jogo entre PSG e Istanbul Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Do UOL, em São Paulo

09/12/2020 15h01

Os jogadores de PSG e Istanbul Basaksehir se ajoelharam em protesto contra o racismo durante a execução do hino da Liga dos Campeões. A partida foi suspensa de ontem para hoje após episódio de racismo envolvendo o romeno Sebastian Coltescu, quarto árbitro do jogo.

Os atletas fizeram uma círculo em volta do meio-campo e se ajoelharam. Alguns, como Neymar, ainda ergueram o braço direito com o punho fechado.

Ontem, o jogo foi paralisado por volta dos 15 minutos do 1° tempo. Pierre Webó, auxiliar técnico do Istanbul Basaksehir, tinha acabado de ser expulso quando acusou Coltescu de ser racista. A paralisação do jogo foi comandada por Demba Ba, jogador senegalês nascido na França, do Istanbul.

Demba Ba, que estava no banco de reservas, foi flagrado pela transmissão interpelando o quarto árbitro sobre a suposta forma que Coltescu se referiu a Webó. "Você nunca diz: 'este cara branco', você diz 'este cara'. Então me ouça, por que quando você menciona um cara negro você diz 'este cara negro'?", questionou.

Imediatamente, os atletas dos dois times foram conversar com o árbitro. Leonardo, diretor de futebol do PSG, também entrou em campo.

Em imagens veiculadas pelo Esporte Interativo, Neymar e Mbappé disseram ao juiz da partida que não jogariam se o quarto árbitro estivesse em campo. Após cerca de 15 minutos de indefinição, os atletas dos dois times saíram do gramado e não voltaram mais. O jogo estava 0 a 0 no momento da paralisação.