Topo

Seleção terá Firmino como no Liverpool após testes de 9; veja o que muda

Atacante será posicionado como ponta-esquerda no jogo de hoje (13), contra a Venezuela - Lucas Figueiredo/CBF
Atacante será posicionado como ponta-esquerda no jogo de hoje (13), contra a Venezuela Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Gabriel Carneiro e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

13/11/2020 14h00

Além de quatro novidades na escalação, a seleção brasileira terá uma mudança conceitual hoje (13), às 21h30, no Morumbi, quando enfrentar a Venezuela pela terceira rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar. Escalado como centroavante nos dois primeiros jogos, Roberto Firmino agora atuará como ponta-esquerda, com mais liberdade de movimentação. Ou, como diz o técnico Tite, "mais arco do que flecha".

A ideia é ter Firmino em uma função mais próxima do que ele exerce no Liverpool. Assim, Richarlison será deslocado para centroavante, com a orientação para ficar mais plantado na área adversária e não sair de lá para buscar a bola ou brigar pela posse. A ideia é que a circulação de bola dos outros homens de ataque vise encontrá-lo bem posicionado para fazer gols.

Um destes homens de circulação será Firmino, junto com Gabriel Jesus (pela direita) e Everton Ribeiro (pelo centro). Os dois últimos não estiveram em campo como titulares diante de Bolívia e Peru, em outubro, e herdaram as vagas dos lesionados Philippe Coutinho e Neymar, que foi cortado ontem (12) da seleção. Para dar consistência defensiva, Allan substitui Casemiro, que se recupera da Covid-19, e Douglas Luiz segue como titular.

Firmino já atuava com mais liberdade de movimentação no Liverpool, mas a ideia de Tite anteriormente era usá-lo como centroavante. O camisa 20 até entregou desempenho, fez dois gols contra a Bolívia, mas lá não é onde se sente mais confortável.

Sua influência no sistema de jogo de Jurgen Klopp na Inglaterra não se limita à área, a ideia é que ele parta de fora para dentro dela com um jogo de tabelas e associações que estimula também a produtividade dos companheiros. Assim, tem menos chances de concluir as jogadas, mas tem mais vezes a bola no pé. Ele atua também como "falso 9" e às vezes até na meia, deixando a referência vazia para abrir espaços.

Eu gosto de estar perto da área também, faço função no Liverpool de voltar um pouco mais, mas gosto de ajudar com assistências e gols, quero estar sempre envolvido, me doando ao máximo para conseguirmos as vitórias, dar meu melhor sempre."
Roberto Firmino, na última data Fifa

Firmino - Shaun Botterill/Getty Images - Shaun Botterill/Getty Images
Atacante do Liverpool disputa lance com o goleiro Ederson, do City, companheiro na seleção
Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

O brasileiro não vive a melhor fase no Liverpool. Nos últimos cinco jogos, dois pela Liga dos Campeões e três pelo Campeonato Inglês, foi titular três vezes e reserva em outras duas, fazendo somente um gol. Sua titularidade foi ainda mais questionada em razão da boa fase do concorrente Diogo Jota, que no mesmo recorte de cinco jogos foi titular quatro vezes e anotou seis gols.

Klopp saiu em sua defesa de Firmino e disse que não ia "perder tempo" com polêmicas: "Em muitos jogos, Firmino fez a diferença. Muitas vezes não marcou gols, mas marcou em outras. Me sentiria envergonhado se tivesse de citar todas as suas qualidades e não posso ajudar essas pessoas, peço desculpas. Se eles não veem isto, não os posso ajudar."

Na seleção - e na posição onde se sente à vontade -, Roberto Firmino terá hoje a chance de retomar a boa fase. O Brasil vai a campo assim: Ederson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Allan e Douglas Luiz; Gabriel Jesus, Everton Ribeiro e Firmino; Richarlison.