Topo

Botafogo

Bolas aéreas se tornam fragilidade do Botafogo e Lazaroni busca soluções

Botafogo tem sofrido com bolas aéreas nesta edição do Campeonato Brasileiro - Lucas Merçon / Fluminense F.C.
Botafogo tem sofrido com bolas aéreas nesta edição do Campeonato Brasileiro Imagem: Lucas Merçon / Fluminense F.C.

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

18/10/2020 04h00

O técnico Bruno Lazaroni começou o trabalho à frente do Botafogo recentemente, mas já tem um "calcanhar de Aquiles" com o qual se preocupar: as bolas aéreas. A equipe alvinegra tem indicado fragilidade neste quesito, enquanto o comandante tenta driblar o calendário e trabalhar em busca de soluções.

Dos 20 gols que o Glorioso levou até aqui no Campeonato Brasileiro, 10 nasceram em jogadas em que a bola foi alçada para a área pela equipe adversária — ou foram cabeceadas diretamente para o gol ou geraram situações claras.

Nos casos dos duelos com Athletico-PR e Fluminense, por exemplo, os equívocos custaram caro e a equipe de General Severiano acabou ficando apenas no empate. Já contra o Vasco, saiu derrotada.

O ex-técnico Paulo Autuori, antes do início da competição nacional, fez elogios ao sistema defensivo, mas o problema não chega a ser novo. Desde que assumiu, no último dia 1, Lazaroni já teve quatro partidas à beira do gramado e lembra o pouco tempo de treino ao reconhecer a necessidade de melhora no setor.

"Realmente, é um número significativo [de gols]. Já tínhamos identificado esse tipo de problema. Não tem muito tempo para trabalhar, a gente tenta fazer ajustes por vídeos. Mas temos de entender que essa é uma realidade e trabalhar neste sentido para que possamos evoluir", disse, após derrota para o Grêmio, jogo em que o Tricolor gaúcho abriu o placar com gol de cabeça de Diego Souza.

Um dos líderes do time, o zagueiro Marcelo Benevenuto aponta que o elenco está ciente dos problemas e revela cobranças entre ele e o companheiro de zaga Kanu.

"Eu e Kanu temos nos cobrado muito durante os treinamentos, que são poucos, é mais na conversa. A gente também percebeu que na maior parte dos jogos os adversários estão encostando na bola e o Lazaroni tem conversado muito com a gente. Não está dando muito para ir ao campo. Ele está nos mostrando os vídeos, mas a gente está procurando melhorar isso e espero que no próximo jogo a gente venha a ter êxito nas bolas paradas".

Botafogo