Topo

Por que seleção pensa em mudanças para enfrentar o Peru mesmo após 5 a 0

Seleção brasileira reunida antes de partida contra a Bolívia pelas Eliminatórias; adversário de hoje (13) é o Peru - Miguel Schincariol
Seleção brasileira reunida antes de partida contra a Bolívia pelas Eliminatórias; adversário de hoje (13) é o Peru Imagem: Miguel Schincariol

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

13/10/2020 04h00

A goleada por 5 a 0 sobre a Bolívia na estreia das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar deixou boas impressões, mas não acomodou a comissão técnica da seleção brasileira antes da segunda rodada, hoje (13), às 21h, contra o Peru. Estão previstas mudanças na equipe.

A primeira delas é de ordem estratégica. Com 69% de posse de bola e 20 finalizações na Neo Química Arena, a seleção sabe que o quadro será mais complicado no estádio Nacional de Lima. O Peru esteve na última Copa do Mundo, foi finalista da Copa América de 2019 e é um adversário bem mais qualificado que a Bolívia, que mandou ao país uma seleção jovem e remendada.

Por isso, nos treinamentos entre um jogo e outro, o Brasil desenvolveu alternativas de jogo que não dependam da posse de bola e não exijam ocupação do campo de defesa adversário com tanta frequência como foi na sexta-feira (9).

A ideia envolve mais verticalidade e objetividade na transição ofensiva. Ou seja, usar velocidade para concluir rápido e de modo eficiente as jogadas, criando chances. Mesmo em contra-ataques, assim que o desarme for feito, como explicou Tite.

A bola é a referência da pressão. É onde está a bola que se pressiona ou não. Se o adversário sai em tiro de meta curto eu faço pressão alta, mas se ele quebra a bola para o ataque a pressão será onde ela cair. Essa compreensão é fundamental, saber jogar com essas variações, mais adiantado, em posição média ou posição mais atrasada."

A segunda mudança da seleção brasileira para enfrentar o Peru é de peças. Ontem, Tite não confirmou a escalação, disse que não queria "municiar" o técnico Ricardo Gareca com informações. Porém, em outras respostas, o treinador falou que "se tu troca característica de atleta já traz diversidade" e ainda fez elogios rasgados ao lado esquerdo do ataque, com Douglas Luiz, Neymar e Renan Lodi.

O outro lado não recebeu tantas homenagens. Contra a Bolívia, o ponta-direita Éverton Cebolinha não teve rendimento destacado e foi a primeira substituição de Tite, aos 13 minutos do segundo tempo. Dos cinco gols, três contaram com assistência dos jogadores que atuam do lado esquerdo do ataque (Neymar, duas vezes, e Renan Lodi), um do centro (Philippe Coutinho) e um do lado direito (Danilo). Isso tudo significa que uma mudança na escalação é possível neste setor: Cebolinha pode começar no banco

As alternativas mais viáveis são Rodrygo e Richarlison.

Rodrygo - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF
Richarlison - Miguel Schincariol - Miguel Schincariol
Imagem: Miguel Schincariol

Rodrygo oferece velocidade, profundidade e um contra um, assim como Éverton, mas um pouco mais habituado ao lado. Já sobre Richarlison, o próprio Tite disse na última sexta-feira que "em condições normais" ele brigaria pela titularidade. Na ocasião, o atacante tinha perdido treinamentos por causa de dores no tornozelo esquerdo, que hoje já não preocupam mais.

Com todo o elenco 100% apto fisicamente, Tite espera um time que mantenha a ideia de posse de bola, mas que tenha capacidade de construir chances com poucos toques e não fique vulnerável aos contra-ataques e às bolas paradas peruanas.

"Em 24 jogos oficiais temos uma média de 60% de posse de bola, 16 finalizações para mais e 550 passes. É uma ideia de futebol. Mas às vezes esse futebol é mais trabalhado e às vezes mais vertical", resume o treinador, sem acomodação.

FICHA TÉCNICA

PERU x BRASIL

Competição: Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar, 2ª rodada
Local: estádio Nacional de Lima, no Peru
Data/Hora: 13 de outubro de 2020 (terça-feira), às 21h
Árbitro: Julio Bascuñan (CHI)
Assistentes: Jose Retamal e Raul Orellana (ambos do Chile)
VAR: Piero Maza (CHI)

PERU: Pedro Gallese; Advincula, Zambrano, Luis Abram e Trauco; Renato Tapia, Pedro Aquino, e Yotún; Christofer Gonzáles, Carrillo e Farfán. Técnico: Ricardo Gareca.

BRASIL: Weverton; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Renan Lodi; Casemiro e Douglas Luiz; Éverton Cebolinha (Richarlison ou Rodrygo), Philippe Coutinho e Neymar; Roberto Firmino. Técnico: Tite.