PUBLICIDADE
Topo

Flamengo

Fla ajusta defesa após goleada e vê setor com calmaria inédita após Dome

Do UOL, no Rio de Janeiro

12/10/2020 04h00

A troca de Jorge Jesus por Domènec Torrent representou mais que uma simples mudança no comando do Flamengo. Um dos principais pontos negativos nessa transição foi o sistema defensivo. O Rubro-negro vinha sofrendo sistematicamente na temporada até sofrer uma goleada histórica na Libertadores: 5 a 0 para o Del Valle.

O cenário de terra arrasada foi o ponto de partida para o Flamengo dar a volta por cima. Após o vexame, o time entrou em campo em seis oportunidades e acumula cinco vitórias e um empate. Outra boa notícia? O Rubro-negro ajustou o sistema defensivo e sofreu apenas quatro gols nesse período.

Isso representa um aproveitamento de 0,66 de gols por jogo. Mais que isso. Representa o primeiro momento de tranquilidade do sistema defensivo desde a chegada de Dome. Mesmo assim, o treinador catalão ainda não está totalmente satisfeito com o setor. Ele reclamou de situações específicas após a vitória sobre o Vasco no sábado por 2 a 1.

"Quando você tem problemas ou não joga muito bem, troca algumas coisas. Fizemos isso novamente. Estávamos jogando com os laterais e os pontas na mesma linha. Quando perdem a bola temos muitos problemas, especialmente no lado direito. Jogamos a bola, tocamos e tocamos. Acho que cometemos erros quando jogavam na mesma linha, não tem linha de passe. Quando você joga em diferentes linhas, pode jogar muito melhor".

Vale ressaltar que o Flamengo tem jogado com diversos desfalques no sistema defensivo. Diego Alves está lesionado e Rodrigo Caio e Isla foram convocados. Os selecionáveis ainda ficam de fora contra o Goiás, na terça-feira. O goleiro ainda tem chance de retomar a posição.

O aumento de produção do sistema defensivo do Flamengo foi fundamental para a equipe. No período, o time se classificou para as oitavas de final da Libertadores e entrou de vez na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. O time soma 27 pontos e lutas pelas primeiras posições com Inter e Atlético-MG.

Flamengo