Topo

De volta ao Peru, Everton Ribeiro diz que Tite quer vê-lo como no Flamengo

Everton Ribeiro, meia da seleção brasileira - Miguel Schincariol
Everton Ribeiro, meia da seleção brasileira Imagem: Miguel Schincariol

Gabriel Carneiro

Do UOL, em São Paulo

11/10/2020 14h43

Há menos de um ano, Everton Ribeiro ajudou o Flamengo a ser campeão da Libertadores na final única contra o River Plate em Lima, no Peru. Agora, com a camisa da seleção brasileira, o meia retorna ao país para a segunda rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo do Qatar na terça-feira (13), às 21h, com chances de ser titular sob o comando do técnico Tite.

Cheio de boas lembranças do país vizinho, Everton Ribeiro diz que teve uma conversa com o comandante durante este período de treinos em que ouviu um pedido para jogar como era no Flamengo, como articulador. Isso independe do lado, esquerdo ou direito, em que é escalado.

Ele [Tite] quer que seu seja um armador, como venho fazendo no Flamengo, então vou jogar mais por dentro. Não sei se posso falar, porque tem treinador que não gosta que fale das táticas, o Jesus não gostava muito (risos), mas ele quer que eu seja armador, que eu possa clarear jogadas para a nossa equipe. Independentemente de jogar na esquerda ou na direita eu vou articular jogadas."

Everton Ribeiro treinou dois dias como titular antes da estreia da seleção, contra a Bolívia, porque Neymar estava se recuperando de dores nas costas. Porém, o camisa 10 melhorou dos problemas físicos, foi escalado como titular e contribuiu com duas assistências. Já o meia do Flamengo entrou no lugar de Philippe Coutinho aos 31 minutos do segundo tempo e exerceu uma função de articulação no meio, diferente do que havia treinado e também do que faz no Flamengo, onde atua pela direita.

Everton Ribeiro - Manuel Velasquez/Getty Images - Manuel Velasquez/Getty Images
Everton Ribeiro segura troféu de campeão da Libertadores pelo Flamengo em 2019
Imagem: Manuel Velasquez/Getty Images

"Fiquei muito feliz de poder estar retornando à seleção e entrando logo no primeiro jogo, fruto de muito trabalho. O professor Tite conversou comigo antes do jogo, tinha essa possibilidade de poder estar substituindo o Neymar caso ele não conseguisse jogar, mas tem outras posições que posso jogar, ele conversou comigo. Tenho essa facilidade de jogar em mais de uma função ali na frente e onde o professor precisar de mim vou estar à disposição para fazer meu melhor", que vê a condução de bola como um de seus diferenciais nessa briga por posição:

"Essa característica é meu forte, poder conduzir em velocidade, driblar e abrir espaço. Vou fazer isso quando precisar e tiver oportunidade para ajudar a equipe, romper linhas e criar jogada para a gente ter ganho no ataque e fazer os gols, que são o mais importante no futebol."

À disposição de Tite para mais duas sessões de treino antes da definição dos titulares que enfrentam o Peru, Everton Ribeiro espera a viagem de amanhã (12) para reencontrar o país onde atingiu o ápice no futebol: "Voltar no estádio onde a gente se consagrou campeão da América é muito especial, agora com a seleção, terei várias lembranças boas, poder relembrar e fico mais feliz ainda se chegarmos lá, fazermos um grande jogo e voltarmos com a vitória para aumentar essas boas lembranças."