Topo

Ex-Bayern dispara contra Guardiola no Barça: "Foi Messi que ganhou títulos"

Felix Magath passou por diversos clubes da Alemanha, inclusive o Bayern - Josef Bollwein/SEPA.Media /Getty Images
Felix Magath passou por diversos clubes da Alemanha, inclusive o Bayern Imagem: Josef Bollwein/SEPA.Media /Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/10/2020 14h59

O alemão Felix Magath, veterano técnico que já passou por Bayern de Munique e diversos outros clubes de seu país, deu uma alfinetada em Pep Guardiola, colega de profissão que hoje trabalha no Manchester City.

Em entrevista ao Sport Bild, Magath afirmou que o trabalho do espanhol no Barcelona não foi determinante para que o clube conseguisse ter uma sequência histórica de títulos. Ele, por outro lado, elogiou o argentino Lionel Messi.

"Messi foi quem conquistou os títulos, não Guardiola. Sem Messi, este tipo de sistema de jogo não acabou trazendo tantos sucessos em nenhum outro lugar. Caso contrário, ele [Guardiola] já teria vencido a Champions League com o Bayern ou o Manchester City há muito tempo", disse Magath.

O treinador ainda considera que Guardiola enfatiza muito o lado tático antes das partidas e, diante de algumas circunstâncias do jogo, acaba sem saber o que fazer.

"Em geral, ele tende a se perder na tentativa de ganhar uma partida antes de começar. Colocar táticas acima de tudo acaba em erros que impedem o sucesso", falou o experiente treinador de 67 anos ao veículo.

Por fim, Magath fez ressalvas quanto ao "tiki-taka", sistema de constante troca de passes para confundir o adversário. "O tiki-taka só funciona quando você tem jogadores que, tecnicamente, são superiores ao rival. O fato de 'segurar a bola', como eu chamo, é entediante para o espectador e desnecessário para um time de ponta", completou.