Topo

Fluminense

Sem opções no país, Flu espera janela por reforços no mercado sul-americano

Cúpula de futebol do Fluminense buscará reforços no mercado sul-americano - Lucas Mercon/Fluminense FC
Cúpula de futebol do Fluminense buscará reforços no mercado sul-americano Imagem: Lucas Mercon/Fluminense FC

Caio Blois

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/10/2020 04h00

O Fluminense busca se reforçar e vê dificuldades para encontrar opções no mercado da bola no território brasileiro. Assim, a cúpula de futebol mapeia jogadores na América do Sul, principalmente para o ataque, que perdeu Evanílson e pode também ver Marcos Paulo sair.

Após a venda do camisa 99 ao Porto, o setor ofensivo ficou carente de opções. O Flu agiu no mercado e acertou a contratação de Lucca para o setor, mas o atacante de 30 anos não será o único reforço para atuar por ali. Internamente, a diretoria sabe que precisa de mais uma venda para fechar o ano financeiro, e Marcos Paulo é a bola da vez.

O interesse do Olympique de Marselha, entretanto, esfriou após os franceses contratarem Luis Henrique, do Botafogo. Ainda que tivessem o jogador do Flu como principal nome, os valores e a melhor adequação tática do ex-alvinegro se adaptaram melhor ao que desejava André Villas-Boas, técnico da equipe europeia.

Outras equipes da Europa seguem monitorando o camisa 11 do Tricolor, que aguarda por propostas. Ainda que admita uma redução nos valores, o Fluminense não irá se desfazer de seu maior ativo e já deixou clara interna e publicamente a intenção de renovar o vínculo com o atacante em caso de ofertas abaixo do desejado para o atleta e para o clube.

Ainda que Marcos Paulo não deixe o clube, ao menos mais um atacante chegará para ser opção no elenco. Sem condições financeiras para grandes negócios, o Tricolor busca um atleta versátil que, como Lucca, possa atuar tanto por dentro, como um camisa 9, mas também aberto pelas pontas.

Léo Jabá, do PAOK, da Grécia, foi tentado, mas ainda que os gregos tenham aceitado uma divisão salarial, os valores — por conta da desvalorização do real — estavam acima das possibilidades do Flu. A diretoria tentou uma composição, mas o acordo não foi feito. Apesar de não ter desistido oficialmente da contratação, o clube carioca sabe que dificilmente fechará negócio.

Diversos outros nomes foram debatidos nos últimos dias pela comissão técnica de Odair Hellmann, em conjunto com o diretor de futebol Paulo Angioni, o presidente Mário Bittencourt e o chefe do scout, Ricardo Correia. As opções vão sendo filtradas para se encaixarem no modelo que o treinador utiliza e procura para o time.

Sem opção no país, o Tricolor recorrerá ao mercado sul-americano. E pode contratar reforços também para a lateral direita e meio de campo, onde a comissão também enxerga com bons olhos a chegada de jogadores. Na direita, a preferência é por um jogador mais experiente, que dê lastro aos jovens Calegari e Daniel, além de Igor Julião.

No meio de campo, o clube observa jogadores que possam cumprir as funções hoje feitas por Michel Araújo e Dodi no time titular, mas não vê essa posição como prioridade, já que tem André e Martinelli muito bem avaliados internamente para o setor.

O ataque é que certamente terá reforços. Nomes mais badalados como os uruguaios Ignacio Martínez e Matías Arezo, citados por torcedores nas redes sociais, estão acima dos valores que o Fluminense pode praticar.

Ainda que procure um jogador com o estilo mais próximo a Evanílson, o Tricolor deve ter o reforço de um jogador um pouco mais experiente para disputar posição com Fred. O clube não tem, neste momento, condições para pagar pela aquisição de atletas.

Fluminense