Topo

OPINIÃO

Celso Roth: Gre-Nal pode ser determinante para sequência de Coudet no Inter

Do UOL, em São Paulo

30/09/2020 01h30

No Fim de Papo, live pós-rodada do UOL após a vitória do Grêmio diante da Universidad Católica e o empate do Internacional com o América de Cali que acabou por classificar o rival para as oitavas de final da Libertadores, o comentarista Ricardo Rocha, o técnico Celso Roth e a jornalista Renata de Medeiros comentam, com a apresentação de Isabella Ayami, os jogos e a situação na qual os dois rivais chegam para o Gre-Nal de sábado, pelo Brasileirão.

Para Celso Roth, que já trabalhou como treinador de ambos os clubes, o Internacional precisa se acertar internamente para conseguir a vitória, pois uma nova derrota do time de Eduardo Coudet para o Grêmio de Renato Portaluppi pode significar o fim do trabalho do Argentino no Colorado.

"Nesse momento é muito importante para o Internacional conquistar essa vitória no clássico. É difícil, óbvio que é, mas é o momento que tem que juntar suas forças e saber que esse resultado de sábado é um resultado determinante na sequência do treinador, na sequência do que foi planejado, se é que foi, desde início do ano para que o Internacional tenha um campeonato em águas normais. Porque se a coisa não acontecer assim, certamente as coisas terão um encaminhamento muito complicado", diz Celso Roth.

Ele opina que o Inter conseguiu elevar sua expectativa no Campeonato Brasileiro com o bom início na competição, mas agora se torna refém dessa expectativa com a sequência de resultados ruins.

"O Internacional criou uma expectativa muito alta para o Campeonato Brasileiro, o Internacional não ganhou o Gaúcho, teve apresentações boas e ruins, e se achava aqui, a opinião pública de um modo geral, que o Internacional teria dificuldades no Brasileiro e o Internacional surpreendeu. E essa expectativa criada está sendo agora justamente cobrada com a mesma força. Quando o Internacional tem resultados ruins, é isso o que está acontecendo", afirma o treinador.

A jornalista Renata de Medeiros afirma que o jogo vale mais do que indica a classificação do Campeonato Brasileiro após os resultados desta terça-feira terem garantido o Grêmio no mata-mata da Libertadores, enquanto o Inter ainda precisa de mais um resultado para se classificar, além de vir em uma sequência negativa nos Grenais, com Coudet não tendo vencido nenhum contra Renato.

"Para o Inter, mesmo sendo pontos corridos, no jogo de sábado contra o Grêmio o que vale não são três pontos, vale muito mais. Quando o time entra animicamente pressionado, precisando dessa vitória para convencer torcida de que o Inter tem que manter o Coudet, o Inter, inclusive está com um ambiente político bem conturbado, teve a saída do vice de futebol, Alessandro Barcelos no meio dessa semana", diz Renata de Medeiros.

"Parece que precisa convencer direção, torcida, imprensa, todo mundo de que as coisas estão bem do jeito que está, sendo que o resultado em campo mostra que as coisas não estão tão bem assim, então precisa muito dessa vitória o Inter no clássico de sábado. Na tabela conta três pontos, mas a importância que uma vitória tem vai muito além", completa.

E se o Inter precisa vencer o Gre-Nal para se recuperar de uma sequência desfavorável, o Grêmio conseguiu sair de uma situação complicada justamente com a vitória no clássico da última semana pela Libertadores, o que destaca Ricardo Rocha a respeito da importância de vencer o rival, mas também não vê ainda o Grêmio de Renato jogando bem.

"É incrível o futebol, se perguntasse há duas rodadas, o Grêmio estava sendo pressionado, o Grêmio ganha do Inter, o futebol é incrível, o futebol tem uma palavra mágica que se chama vitória, o resto tudo é mentira. A vitória encobre tudo isso, o Grêmio era o pior time do mundo, não ia conseguir sua classificação, o Grêmio ganha o clássico, aí o Grêmio ganha hoje e o empate do Inter ajuda o Grêmio a se classificar", diz Ricardo Rocha.

"Você ganhar um clássico é muito importante e essa vitória contra o Inter foi muito boa para o Grêmio. O Grêmio eu acho que vai dar esse salto de qualidade conforme vai jogando. O Renato tem falado que alguns jogadores têm machucado e isso tem prejudicado o trabalho, tenho concordado com ele, mas tenho discordado dele quando ele fala 'nós estamos jogando bem'. Não, o Grêmio não está jogando bem, o Grêmio foi campeão gaúcho razoável, ganhou na conta do chá e no Brasileiro não está se apresentando bem", conclui.

O Fim de Papo volta a ser apresentado na noite desta quarta-feira, após os jogos do Palmeiras contra o Bolivar, Flamengo contra o Independiente Del Valle e São Paulo contra o River Plate, pela Libertadores, além de Corinthians e Atlético-GO e Botafogo e Bahia, ambos em jogos atrasados do Brasileirão.