Topo

Grêmio vence U. Católica por 2 a 0 e vai às oitavas com empate do Inter

Alexandre Schneider/Getty Images
Imagem: Alexandre Schneider/Getty Images

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/09/2020 21h09Atualizada em 29/09/2020 23h56

O Grêmio venceu a Universidad Católica-CHI por 2 a 0, hoje, e se classificou antecipadamente às oitavas de final da Copa Libertadores graças ao empate do Inter contra o América de Cali, na Colômbia. A atuação na Arena do Grêmio foi incomum: menos posse de bola e até gol de zagueiro como centroavante, mas fez por valer o placar em duelo válido pela quinta rodada.

A vaga à próxima fase foi encaminhada no Rio Grande do Sul e carimbada em solo colombiano. Com o placar de 0 a 0 em Cali, o Grêmio não pode mais ser ultrapassado e está garantido nas oitavas de final.

Pepê e Rodrigues fizeram os gols do Grêmio no segundo tempo. Em menos de 20 min.

O Grêmio chegou aos 10 pontos e assumiu a liderança do grupo E. A Universidad Católica estaciona nos quatro pontos. Na próxima rodada, o Grêmio recebe o América de Cali e a Católica recebe o Inter.

Quem brilhou: Rodrigues

Zagueiro herdou vaga no time depois de Geromel e Kannemann testarem positivo para Covid-19 e foi bem. Firme e seguro atrás, ainda curtiu de atacante em vários momentos do jogo e em uma das investidas à frente, se posicionou como centroavante para marcar primeiro gol no Grêmio.

Zagueiro não achou passaporte e foi salvo pela esposa

Huerta, zagueiro da Católica, não achou Pepê e Rodrigues na Arena do Grêmio. Mas dias antes, ele também não encontrou os documentos para embarcar rumo ao Brasil. Foi salvo pela esposa, que chegou a receber homenagem do clube chileno.

Grêmio assiste Católica, mas não acha ruim...

O Grêmio assistiu a Católica ficar com a bola. Literalmente. Nos primeiros 10 minutos, o time de Renato Gaúcho só teve 18% da posse. O que parecia um problema, ao longo do jogo, se revelou estratégia. A ideia gremista era justamente esperar os espaços deixados por uma equipe que queria muito ficar perto do gol de Vanderlei. Com essas brechas, a atuação foi melhorando. A ponto de virar vantagem no placar.

Pepê e Rodrigues, em menos de 20 minutos, transformaram o domínio preocupante do time chileno em posse improdutiva. Se o plano se mostrou efetivo, é preciso dizer que não foi sem sustos. A defesa sofreu para controlar a progressão, mas teve apoio de Matheus Henrique, Darlan e Alisson.

Chilenos dominam e não marcam

O time de Ariel Holan adiantou linhas, tomou a bola e ficou com ela em todo primeiro tempo. Chegou a forçar Vanderlei a grande defesa no início, mas depois não encontrou opções para ocupar a faixa do campo mais perto da meta. Ficou rondando a área.

No segundo tempo, piorou. A defesa da Católica perdeu o duelo físico no lance que Pepê concluir e abriu o placar. E depois, o time desistiu do lance em que Rodrigues ficou sozinho dentro da área para ampliar o escore.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 2 X 0 UNIVERSIDAD CATÓLICA

Data e hora: 29/09/2020 (terça-feira), às 19h15 (horário de Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Facundo Tello (ARG)
Auxiliares: Gabriel Chade (ARG) e Facundo Rodríguez (ARG)
Cartões amarelos: Orejuela, Robinho (GRE); Fuenzalida, Aued (CAT)
Gols: Pepê, a 1 minuto do segundo tempo; Rodrigues, aos 17 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Vanderlei; Orejuela, Rodrigues (Ruan), David Braz e Cortez; Matheus Henrique, Darlan, Robinho (Thaciano), Alisson (Lucas Araújo) e Pepê (Ferreira); Diego Souza (Luiz Fernando)
Técnico: Renato Gaúcho

UNIVERSIDAD CATÓLICA: Dituro; Fuenzalida, Germán Lanaro, Valber Huerta e Rebolledo; Saavedra, Gastón Lezcano, César Pinares, Luciano Aued e Edson Puch; Fernando Zampedri
Técnico: Ariel Holan