Topo

Não é só Fla: 6 casos no mundo com times dizimados por Covid e o fim deles

Jogadores do Palmeiras aguardam entrada do Flamengo para o campo de jogo - Marcello Zambrana/AGIF
Jogadores do Palmeiras aguardam entrada do Flamengo para o campo de jogo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

28/09/2020 12h41

A pandemia causada pelo novo coronavírus atingiu em cheio muitos times de futebol pelo mundo. Os campeonatos voltaram, mas equipes enfrentaram problemas ao se depararem com muitos atletas infectados. O Flamengo foi um deles. Mesmo com um surto de covid-19, a agremiação rubro-negra teve que entrar em campo contra o Palmeiras, ontem, pelo Campeonato Brasileiro.

O Flamengo ainda tentou o adiamento da partida, mas a Confederação Brasileira de Futebol não permitiu, porque considerou que a equipe tinha condições de jogo. O confronto terminou em empate por 1 a 1.

Essa foi a história mais recente da pandemia afetando diretamente o "novo normal" do futebol. O UOL Esporte relembra mais seis casos de equipes que sofreram com o coronavírus.

Orenburg é impedido de jogar na Rússia

Em junho, o Orenburg teve 10 casos de coronavírus no elenco. Por esse motivo, as autoridades de saúde da Rússia impediram que a equipe entrasse em campo para o confronto contra o Ural e a derrota por W.O. foi decretada.

E não foi a primeira vez que o clube sofreu com a pandemia. Na rodada anterior, o Orenbug teve a partida contra o Krasnodar adiada, porque tinha seis atletas com covid-19.

FK Rostov joga com time sub-17 e leva 10 a 1

FK Rostov perde por 10 a 1 para o Sochi, com sub-17 em campo - Reprodução/Instagram @premierliga - Reprodução/Instagram @premierliga
FK Rostov perde por 10 a 1 para o Sochi, com sub-17 em campo
Imagem: Reprodução/Instagram @premierliga

Também no Campeonato Russo, o FK Rostov sentiu os efeitos do coronavírus. A equipe teve seis funcionários diagnosticados com a covid-19 e o isolamento dos jogadores tornou-se obrigatório. Com isso, o time sub-17 entrou em campo para a partida contra o Sochi e acabou sofrendo uma goleada por 10 a 1.

Al-Hilal é excluído da Champions Asiática

Al Hilal jogaria com nove atletas em campo e dois goleiros no banco - Divulgação/Al Hilal - Divulgação/Al Hilal
Al Hilal jogaria com nove atletas em campo e dois goleiros no banco
Imagem: Divulgação/Al Hilal

Na última semana, o Al-Hilal foi expulso da Liga dos Campeões da Ásia por causa de um surto de coronavírus. A equipe saudita teve 15 atletas afastados com covid-19 e ficou com apenas 11 jogadores com condições de atuar. Por esse motivo, a Confederação Asiática de Futebol decidiu cancelar a partida contra o Shabab Al Ahli minutos antes de a bola rolar e excluiu o Al-Hilal da competição.

Jogo inaugural do Francês adiado

Ilustração de coronavírus com logo do Campeonato Francês  - Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images - Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Imagem: Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

O Campeonato Francês teve o seu jogo inaugural adiado devido a um surto de covid-19 no elenco do Olympique de Marselha. Com quatro casos confirmados, a equipe teve a partida contra o Saint-Etienne transferida para outra data.

Goiás x São Paulo no Brasileirão

Jogadores do São Paulo aguardam Goiás em campo após casos de covid no time goiano - Heber Gomes/AGIF - Heber Gomes/AGIF
Jogadores do São Paulo aguardam Goiás em campo após casos de covid no time goiano
Imagem: Heber Gomes/AGIF

Logo na primeira rodada do Campeonato Brasileiro, o coronavírus foi o protagonista. Poucas horas antes de a bola rolar entre Goiás e São Paulo, a equipe esmeraldina teve a confirmação de 10 casos de Covid-19 no elenco. A CBF decidiu adiar a partida.

CSA com 18 atletas infectados

Na Série B do Campeonato Brasileiro, o CSA foi quem sentiu os efeitos da pandemia. O clube de Alagoas teve 18 atletas infectados por coronavírus e ficou com apenas 13 jogadores à disposição. Tal fato impossibilitou a participação da equipe no jogo contra a Chapecoense, pela Série B do Brasileirão, e o duelo foi adiado.