Topo

Série B - 2020

CSA chega a 18 atletas infectados por coronavírus; CBF adia duelo com Chape

Jogo entre CSA e Guarani pela abertura da Série B 2020 - Bruno Fernandes/Jornal Extra
Jogo entre CSA e Guarani pela abertura da Série B 2020 Imagem: Bruno Fernandes/Jornal Extra

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

11/08/2020 13h13Atualizada em 11/08/2020 15h10

Exames realizados pelo CSA revelaram que mais 9 jogadores foram infectados pelo novo Coronavírus, totalizando 18 atletas em menos de uma semana. O resultado da coleta realizada no domingo pelo Hospital Albert Einstein foi divulgado no final da manhã de hoje (11).

Com o resultado, o clube possui apenas 13 jogadores sem o vírus. Ou seja: 59% de seus atletas foram expostos, o que impossibilita a continuidade do time na Série B do Campeonato Brasileiro pelas próximas semanas. Até a tarde de ontem, nove jogadores haviam testado positivo.

"Tendo em vista que outros nove atletas já estavam positivados, na testagem realizada pela CBF após a partida contra o CRB, na última quarta-feira, dia 5 de agosto. Os resultados emitidos hoje inviabilizam a realização da partida contra a Chapecoense marcada para amanhã, quarta-feira (12 de agosto", informou o clube através de nota oficial.

Em outra nota emitida pelo clube ainda na tarde de ontem, a diretoria confirmou que solicitaria o adiamento da partida de quarta-feira contra a Chape e o translado até Santa Catarina seria novamente debatido com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas a partida foi cancelada pela entidade.

Vale ressaltar que CSA e outros três clubes da Série B do Campeonato Brasileiro —CRB, Juventude e Guarani— estão sendo considerados transmissores ambulantes da Covid-19. A avaliação é do epidemiologista Paulo Lotufo, da Universidade de São Paulo (USP), em entrevista ao UOL.

De acordo com o especialista, "se os jogadores do CSA testaram positivo mesmo de forma assintomática podemos dizer sem dúvida que quem teve contato com eles estão em risco".

O Guarani, por sua vez, informou na noite de ontem que todos os jogadores e membros da delegação que viajaram para a partida contra o CSA testaram negativo para coronavírus. O resultado foi recebido pelo clube e informado à imprensa em meio à uma certa preocupação em relação à partida, já que até aquele momento, nove atletas da equipe alagoana ficaram fora do jogo depois de testarem positivo para Covid-19.

"A decisão encabeçada pelo Departamento Médico do CSA em conjunto com o Departamento Médico da CBF tem como principal objetivo a preservação da vida. Buscando resguardar atletas, comissão técnica, funcionários e pessoas envolvidas no deslocamento", informou o clube.

CBF se negou a adiar partida

Reportagem publicada ontem pelo UOL revelou que o presidente interino do Conselho Deliberativo do CSA, Valmá Peixoto, afirmou ter solicitado o adiamento da partida contra o Guarani, no sábado, quando o CSA já havia confirmado 8 infectados, mas que houve uma negativa da CBF.

"Houve uma solicitação à CBF quando recebemos os resultados positivos, mas diante do protocolo a resposta foi negativa em razão de os clubes que já estariam nos hotéis e pelos locais seguirem os protocolos sanitários estabelecidos", contou o presidente.