Topo

Internacional

500 jogos no Gre-Nal: D'Alessandro é personagem de rivalidade gaúcha

D"Alessandro pode completar 500 jogos pelo Intrer no clássico de hoje, no Beira-Rio - Ricardo Duarte/Inter
D'Alessandro pode completar 500 jogos pelo Intrer no clássico de hoje, no Beira-Rio Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/09/2020 12h00

Quis o destino que D'Alessandro pudesse completar 500 jogos pelo Internacional exatamente contra o Grêmio. Personagem da rivalidade gaúcha, o camisa 10 não tem presença garantida no time que inicia hoje (23), às 21h30, o clássico 427 em duelo pela Libertadores mas caso participe atingirá a marca logo num enfrentamento em que se sente tão à vontade.

São 499 jogos em campo pelo Colorado, com 94 gols e 113 assistências. Foram 71 gols no Beira-Rio, sendo 26 depois da reinauguração do estádio reformado para receber a Copa do Mundo de 2014. É o maior artilheiro da casa colorada desde que foi remodelada.

As marcas atingidas por D'Alessandro no Inter são ainda maiores. É o jogador com mais jogos internacionais (65) e com maior número de partidas pela Libertadores (51) da história do clube. É o terceiro jogador com mais partidas pelo Colorado e segundo maior artilheiro estrangeiro na trajetória vermelha.

E o destino apresentou a oportunidade de alcançar 500 partidas logo num enfrentamento que lhe faz muito bem. D'Ale é conhecido por fomentar a rivalidade Gre-Nal. Gosta do tom provocativo que toma o campo nos enfrentamentos com Grêmio, e costuma se sair bem em tais momentos. Não se esconde na hora de citar o rival — direta ou indiretamente — em entrevistas, já brigou antes, durante e depois dos jogos. E até possui um quadro como lembrança de um momento especial contra o rival.

São 37 clássicos disputados desde a chegada ao Inter, em 2008: 15 vitórias, 12 empates e dez derrotas. Nove gols anotados diante do maior rival.

Nesta temporada, D'Alessandro tem 22 jogos disputados, dois gols e três assistências. Sua presença, porém, depende das opções do técnico Eduardo Coudet. O gringo — que recentemente conseguiu nacionalidade brasileira — tem sido reserva regularmente.

Inter e Grêmio jogam a partir das 21h30 (de Brasília), pela quarta rodada do Grupo E da Libertadores. Em campo, além de tudo que o Gre-Nal já significa para ambos, mais uma marca importante para um jogador que se acostumou a brilhar nestes duelos.

Internacional