Topo

Gre-Nal na Arena do Grêmio rendeu quadro a D'Ale, mas é ruim para o Inter

Fotos de: Lucas Uebel/Grêmio FBPA e Ricardo Duarte/SC Internacional
Imagem: Fotos de: Lucas Uebel/Grêmio FBPA e Ricardo Duarte/SC Internacional

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

05/08/2020 04h00

O Gre-Nal da final do segundo turno do Campeonato Gaúcho, hoje (5), é o 16º clássico da história na Arena do Grêmio. O retrospecto é maciçamente favorável ao Grêmio, que não perde para o Internacional em casa desde 2014. A vitória daquele ano, aliás, rendeu imagem que estampa parede da casa de D'Alessandro em Porto Alegre. O quadro foi presenteado por amigos do argentino, dias depois.

Grêmio e Internacional jogam o clássico 426 valendo vaga na decisão do Gauchão, contra o Caxias — campeão do primeiro turno.

Em março de 2014, o Inter de Abel Braga venceu o Grêmio de Enderson Moreira por 2 a 1. Dois gols de Rafael Moura. Na semana seguinte, o placar em Caxias do Sul foi de 4 a 1 e garantiu o tetracampeonato estadual ao clube. Mas a imagem que D'Alessandro mais gostou foi capturada na Arena do Grêmio, pelo fotógrafo Silvio Avila.

D'Alessandro comemora gol do Inter em Gre-Nal na Arena do Grêmio, em 2014 - Foto cedida por Silvio Avila - Foto cedida por Silvio Avila
Imagem: Foto cedida por Silvio Avila

"Eu estava do outro lado do gramado quando o Rafael Moura fez o gol e não ia conseguir chegar nele para fazer foto. Aí olhei para o gramado e vi o D'Alessandro comemorando com aquela multidão toda de azul no fundo. Pensei 'isso está bonito de mais'. E olha que sou gremista, hein" (risos), conta Avila ao UOL Esporte.

O clique de D'Alessandro com os braços abertos em primeiro plano, e gremistas desfocados no fundo, viralizou nas redes sociais. Foi capa do jornal Correio do Povo. E chegou aos olhos do camisa 10 do Inter. D'Ale ficou maravilhado com a foto e amigos próximos tiveram uma ideia.

"Amigos do D'Alessandro me procuraram, falaram que ele adorou a foto e eles se juntaram para comprar e fazer um quadro. Dar de presente de aniversário", relembra Silvio Avila.

D'Alessandro completou 33 anos naquele 15 de abril de 2014. Na festa de aniversário, foi surpreendido com o quadro. A lembrança do grupo de seis amigos foi fixada na parede de um quarto na casa do meia-atacante. Uma espécie de museu, com outros espólios da carreira.

Em 15 clássicos na Arena, o Grêmio acumula cinco vitórias. Duas delas saborosas para a torcida: 4 a 1 no mesmo ano de 2014, pelo Campeonato Brasileiro, e o histórico 5 a 0, na temporada seguinte. Em Porto Alegre, a goleada é apontada pelos dois lados como marco na virada da gangorra: início dos títulos gremistas e derrocada colorada, com direito a rebaixamento à Série B.

A recente história do Gre-Nal na Arena também tem oito empates. Em março de 2016, um valeu por dois: Gauchão e Primeira Liga. O mais recente, há quatro meses, foi o primeiro válido pela Copa Libertadores em mais de 100 anos. E terminou com oito expulsões.

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO X INTERNACIONAL
Data e hora:
05/08/2020 (quarta-feira), às 21h30 (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Leandro Vuaden
Assistentes: Lúcio Beiersdorf Flor e José Eduardo Calza
VAR: Jean Pierre Lima

GRÊMIO: Vanderlei; Orejuela (Victor Ferraz), Geromel, Kannemann, Bruno Cortez (Guilherme Guedes); Maicon, Matheus Henrique, Alisson, Jean Pyerre e Everton; Diego Souza. Técnico: Renato Gaúcho

INTER: Marcelo Lomba; Rodinei, Fuchs, Cuesta e Moisés; Musto (Lindoso), Edenilson, Marcos Guilherme e Boschilia; Thiago Galhardo e Guerrero. Técnico: Eduardo Coudet