Topo

Atlético-MG

"Time sofredor" e até piada com Brumadinho: as polêmicas T. Neves x Galo

Thiago Neves foi bicampeão da Copa do Brasil e venceu o Campeonato Mineiro duas vezes pelo Cruzeiro - DOUGLAS MAGNO / AFP
Thiago Neves foi bicampeão da Copa do Brasil e venceu o Campeonato Mineiro duas vezes pelo Cruzeiro Imagem: DOUGLAS MAGNO / AFP

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

15/09/2020 04h00

Thiago Neves esteve muito perto de ser o novo reforço do Atlético-MG nesta semana. No entanto, as polêmicas do passado com o clube, quando ainda defendia o Cruzeiro, tiraram o meia-atacante do caminho da Cidade do Galo no mercado da bola.

O jogador de 35 anos jogou na Toca da Raposa II entre 2017 e 2019. No período, conquistou quatro títulos (dois da Copa do Brasil e outros dois do Campeonato Mineiro — os estaduais, inclusive, foram contra o time alvinegro). Nesse período, acumulou provocações ao arquirrival e se tornou um desafeto declarado de vários torcedores. O UOL Esporte separou uma lista de brincadeiras e declarações do atleta durante a passagem pelo futebol mineiro.

"Não jogaria pelo Atlético"

Há pouco mais de um ano, Thiago Neves disse que nunca defenderia o Atlético-MG. À época, o jogador era uma das referências do elenco do Cruzeiro. Em março de 2019, em entrevista ao jornalista Benjamin Back, no Fox Sports, Thiago Neves descartou jogar pelo Galo:

"Acho que não (jogaria pelo Atlético-MG). A história que fiz no Cruzeiro é muito bonita, é muito marcante, e aqui são só os dois clubes. No Rio tem quatro, então dá pra dar uma amenizada. Agora aqui (em Belo Horizonte), não. Hoje eu não jogaria no Atlético, não".

Piada com barragem de Brumadinho

Em fevereiro de 2019, uma publicação de Thiago Neves causou revolta nas redes sociais. O jogador utilizou o seu perfil no Instagram para provocar o arquirrival Atlético-MG e relacionou a cutucada à tragédia ocorrida em Brumadinho, que matou centenas de pessoas.

"Barragem que já caiu uma vez assusta moradores de Vespasiano e região", escreveu o jogador, em alusão ao rebaixamento do Atlético em 2005.

Na imagem, Thiago mostrou uma foto da Cidade do Galo, CT do clube alvinegro. O meia apagou a foto minutos mais tarde, mas a publicação viralizou e gerou uma onda de críticas ao então camisa 10 da Raposa.

Cerca de uma hora após o ocorrido, Thiago Neves voltou ao Instagram, mas, desta vez, para pedir desculpas pela piada de mau gosto.

"Galera, peço sinceras desculpas pela infelicidade do último story que fiz. Na intenção de brincar com o rival, não percebi naquele momento que estava excedendo os limites e que isso poderia chatear muita gente. Quando tudo aconteceu, nos sensibilizamos imensamente com a tragédia e buscamos todas as formas de ajudar p/minimizar os danos irreparáveis causados em Brumadinho. Hoje errei, e fica aqui o meu pedido de perdão pela postagem de mau gosto", escreveu.

Provocações após títulos e vitórias

Após alguns títulos pelo Cruzeiro, Thiago Neves fez provocações à torcida do Atlético. A mais marcante talvez seja a da Copa do Brasil 2018 sobre o Corinthians. Na ocasião, ele deu a seguinte declaração: "Para de chorar, galinhada, deixa a gente comemorar. Cachorrada, tá triste? Fica triste não. A gente tá muito feliz".

Em outro caso, ele cantou uma música entoada pela torcida cruzeirense nas arquibancadas do Mineirão: "Não ganha nada, time sofredor", diz um dos trechos da canção.

Atlético-MG