Topo

OPINIÃO

Trajano: Palmeiras é candidato ao título e o trabalho de Luxemburgo aparece

Do UOL, em São Paulo

11/09/2020 04h00

Criticado nas últimas rodadas devido ao futebol apresentado pelo Palmeiras, o técnico Vanderlei Luxemburgo conseguiu a sua segunda vitória em clássicos no Brasileirão, depois de um Campeonato Paulista em que não havia vencido nenhum, mesmo com o título, e conseguiu uma boa atuação com seu time na vitória por 2 a 0 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, para se manter invicto e colocado entre os quatro primeiros colocados da competição.

No Fim de Papo, live pós-jogo do UOL, José Trajano diz que é preciso reconhecer a influência do trabalho de Luxemburgo em alguns aspectos depois de um período de muitos questionamentos ao treinador, e acredita que o Palmeiras vai brigar pelo título.

"A gente tem que louvar o Luxemburgo. O Luxemburgo vem sendo crucificado nos últimos tempos, já faz tempo, 'ah desaprendeu, não dá mais bola para futebol, é ultrapassado', eu mesmo, chegou uma hora que eu estava achando por aí", diz Trajano.

"O Palmeiras tem um elenco, se você botar no papel, muito superior a muitos times. Não vinha jogando rigorosamente nada e agora começa a se encontrar, você olha a tabela e já está ficando lá em cima, encostando no Flamengo, no São Paulo, no Atlético-MG, ou seja, o Palmeiras será candidato ao título e o trabalho do Luxemburgo começa a aparecer", completa.

Trajano destaca entre os méritos de Luxemburgo o espaço que tem sido dado a jovens jogadores, como Patrick de Paula, Gabriel Menino e Gabriel Veron mesmo em um clube que tem um elenco com nomes mais badalados.

"O time do Palmeiras não é nenhuma oitava maravilha do mundo, mas a gente tem notado que no decorrer do Brasileiro, ele tem colocado um time que não é tão agradável de se ver, não é um negócio extraordinário, mas você sente a mão do técnico. E sente a mão do técnico também de um jeito muito legal para o futuro do futebol brasileiro, utilizando esses jovens que ele está utilizando", diz Trajano.

"Dá gosto de ver esse Gabriel Menino, aliás, jogou muito bem hoje, o Patrick, o Veron, que é um garoto encantado, já tinha entrado contra o Bragantino, aliás, as substituições do Luxemburgo, hoje por causa do Luiz Adriano, que se machucou, foram as mesmas na frente. Willian e Gabriel Veron, e os dois fizeram os gols na virada contra o Bragantino e fizeram gols hoje. Então, o aproveitamento dos jovens é um dado muito interessante a favor do Luxemburgo", completa.

Outro jogador elogiado por Trajano é Lucas Lima, meia que veio de uma temporada ruim em 2019 e que mesmo nos bons momentos não conseguiu atingir a expectativa que se tinha desde sua contratação, na saída do Santos.

"O Lucas Lima, que também andava por baixo, foi aproveitado como titular e teve uma excelente participação. É claro que ele tem peças que ele pode testar, que ele pode utilizar, mudar a escalação de um jogo para outro, mas tem sabido utilizar pelo menos nessas últimas partidas", conclui.

O Fim de Papo, apresentado por Vinicius Mesquita, contou ainda com a participação do comentarista e ex-jogador Ricardo Rocha, o jornalista Danilo Lavieri, além de José Trajano. O programa é apresentado todas as quartas e quintas-feiras em que há rodada do futebol.