Topo

Fagner e Avelar são expulsos, Palmeiras vence e joga pressão no Corinthians

Samir Carvalho e Thiago Ferri

Do UOL, em São Paulo

10/09/2020 21h09

No reencontro após a final do Campeonato Paulista, o Palmeiras venceu o Corinthians por 2 a 0 no Dérbi de hoje (10), na Neo Química Arena, em duelo válido pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Com gols de Luiz Adriano e Gabriel Veron, o time de Vanderlei Luxemburgo segue subindo na tabela, enquanto Tiago Nunes vê a pressão aumentar no seu lado do clássico.

O presidente Andrés Sanchez definiu antes do jogo que não demitiria o técnico, independentemente do resultado. O Timão, porém, criou pouquíssimo perigo e teve sua situação bastante atrapalhada pela expulsão de Fagner, ainda no primeiro tempo. Danilo Avelar, quanto o time já perdia por 2 a 0, também recebeu o cartão vermelho. Já Luxa, bastante criticado pela falta de desempenho do Verdão antes do clássico, vive momento bem mais tranquilo com a boa atuação em Itaquera.

Após oito jogos disputados, o Palmeiras se aproxima dos líderes e tem 16 pontos, na quarta colocação — o time tem um jogo a menos que o líder Internacional. Já o Corinthians fica estacionado com nove, também em oito partidas realizadas. As equipes voltam a atuar no domingo (13): o Timão visita o Fluminense, às 16h, e o Palmeiras recebe o Sport, às 19h45.

O melhor: Luiz Adriano decide, mas sai machucado

Autor do gol da final do Paulista, Luiz Adriano é o líder técnico do Palmeiras e provou isso no clássico. Capitão com a ausência de Felipe Melo, o camisa 10 iniciou a jogada que acabou gerando o pênalti em favor do Verdão. Ele mesmo bateu e fez seu 11º gol na temporada: é o artilheiro alviverde em 2020. O problema é que sentiu dores na coxa esquerda na etapa final e precisou ser substituído. Se tiver uma lesão constatada, será uma ausência bastante sentida.

O pior: Fagner se precipita e é expulso

Fagner foi expulso no fim do primeiro tempo ao colocar a mão na bola dentro da área. O lateral se precipitou, pois a bola batida por Lucas Lima tinha grandes chances de ir para fora ou acertar a trave. O camisa 23 foi expulso, e o Corinthians sofreu o gol em pênalti cobrado por Luiz Adriano.

Wesley vai bem, mas Veron tem estrela

Se Rony ainda não foi bem no Palmeiras, os garotos da base mostram que são as melhores opções para dar velocidade ao time. Wesley foi mantido como titular e não decepcionou. O jovem de 21 anos até cometeu erros, mas deu bastante trabalho pelo lado esquerdo. No início do segundo tempo, Vanderlei Luxemburgo o substituiu por Veron, que decidiu contra o Red Bull Bragantino. Com cinco minutos em campo, o camisa 27 fez o segundo gol palmeirense e resolveu também o dérbi para o Verdão.

Otero chuta muito

Em seu primeiro jogo como titular, Otero foi um dos melhores em campo entre os corintianos. O venezuelano finalizou de várias formas: perna direita, perna esquerda e, inclusive, de primeira. Em uma das tentativas, o meia acertou o travessão de Weverton com uma "bomba" de fora da área.

Corinthians inofensivo

O Corinthians se mostra um time sem personalidade e sem estilo. O time não é forte defensivamente, como na época de Fábio Carille e companhia nem ofensivo. A equipe viveu dos chutes de Otero de fora da área. Não há triangulações ou jogadas ensaiadas. Além disso, mesmo antes da expulsão e de sofrer o primeiro gol, o Corinthians não criava nenhuma jogada. Não houve profundidade em nenhum momento. Os laterais e os volantes não são verticais. Não há articulações no meio-campo e, por isso, Jô se mostrou abandonado na área.

O time de Tiago Nunes é obcecado por troca de passes de primeira, mas longe de ser vertical. No segundo tempo, o Alvinegro precisando empatar, Tiago Nunes colocou mais um volante em campo: Ederson na vaga de Mosquito. O Palmeiras dominou o jogo antes e depois da expulsão de Fagner.

Luxa ganha paz com boa atuação

Cobrado por um desempenho melhor desde o título paulista, Luxemburgo chegou hoje ao 13º jogo sem perder: são sete vitórias e seis empates desde que o time foi derrotado no Dérbi de 22 de julho, na partida que marcou a volta do futebol. A atuação na arena do rival foi uma das melhores na sequência, com poucos sustos, exceto em dois rebotes após escanteios do Corinthians. Pouco perigoso durante boa parte deste Brasileiro, o Verdão conseguiu perto de 20 finalizações na casa do rival.

FICHA TÉCNICA:

CORINTHIANS 0 x 2 PALMEIRAS

Data: 10 de setembro de 2020, quinta-feira
Horário: 19h15
Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (RS)
Assistentes: Alessandro Alvaro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)
VAR: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Cartões amarelos: Ramiro e Otero (COR); Mayke e Zé Rafael (PAL)
Cartões vermelhos: Fagner e Danilo Avelar (COR)
Gols: Luiz Adriano, aos 42 minutos do primeiro tempo (0-1); Gabriel Veron, aos 19 minutos do segundo tempo (0-2)

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar, Lucas Piton (Sidcley); Gabriel, Cantillo (Vital), Ramiro (Michel), Otero (Léo Natel), Mosquito (Éderson); Jô. Técnico: Tiago Nunes

PALMEIRAS: Weverton; Mayke (Bruno Henrique), Luan, Gustavo Gómez e Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino e Zé Rafael (Ramires); Lucas Lima (Rony), Wesley (Veron) e Luiz Adriano (Willian). Técnico: Vanderlei Luxemburgo