Topo

Danilo Lavieri

Palmeiras domina Corinthians em uma das melhores apresentações do ano

Luiz Adriano comemora gol marcado pelo Palmeiras contra o Corinthians, em clássico pelo Brasileirão 2020 - Ettore Chiereguini/AGIF
Luiz Adriano comemora gol marcado pelo Palmeiras contra o Corinthians, em clássico pelo Brasileirão 2020 Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

10/09/2020 21h07

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras jogou melhor e mereceu vencer o Corinthians naquele que foi o primeiro clássico do estádio com o nome de Neo Química Arena. Com gols de Luiz Adriano e Gabriel Verón, a equipe de Vanderlei Luxemburgo só sofreu quando Otero arriscou algumas vezes fora da área, mas foi soberana na maior parte de jogo. O placar de 2 a 0 foi justo.

Mesmo com menos posse de bola, o Alviverde teve uma atitude muito mais vertical nesta quinta-feira (10), em uma das melhores apresentações deste Brasileirão, lado a lado com a vitória diante do Santos, no Morumbi. Foram ao menos 20 finalizações, com quase metade delas sendo no gol de Cássio.

Claro que há espaço para evolução, mas já é um excelente sinal para o torcedor palmeirense que terminava cada partida com uma pulga atrás da orelha, mesmo com vitórias como as contra o Athletico e o Red Bull Bragantino. Um triunfo contra o arquirrival pode ser importante para dar a confiança para o elenco e a paz necessária para que o time mantenha a tão sonhada evolução.

E esse crescimento passa por uma mudança importante no meio-campo feita por Luxemburgo, que começa a ter alguns acertos para listar neste projeto, como a utilização dos jovens e um sistema defensivo seguro, um dos melhores do Brasileirão.

Com a saída de Bruno Henrique e com Lucas Lima deslocado para os lados do campo, a ligação do meio ficou muito mais rápida sob a responsabilidade de Patrick de Paula e Gabriel Menino, que tiveram excelentes apresentações mais uma vez. Zé Rafael, que também faz parte dessa engrenagem de transição, foi outro que apresentou desempenho satisfatório.

Além deles, Luiz Adriano voltou a exibir ótima forma. Decisivo, ele consegue cumprir o papel de camisa 9 e de camisa 10, dependendo da fase do jogo. O pênalti que abriu o placar, inclusive, começou com sua movimentação fora da área, uma ótima enfiada para Wesley e uma infantilidade inacreditável de Fagner ao tentar evitar o tento com a mão dentro da área.

Do outro lado, o Corinthians pouco conseguiu tocar a bola de forma ofensiva e apresentou um futebol que deve ter deixado seu torcedor preocupado. Com praticamente nenhuma criatividade, o time de Tiago Nunes só ameaçou quando Otero fez jogadas individuais.

Com a expulsão de Fagner, o time precisou se expor para tentar o empate e ficou exposto. Foi assim que Lucas Lima achou excelente lançamento para Willian, que achou Gabriel Verón dentro da área para confirmar como o jovem garoto que completou 18 anos recentemente tem estrela e pode ser peça importante na recuperação palmeirense.