Topo

Barcelona

Suárez mostra que Messi terá menos poder que Koeman em último ano no Barça

Messi e Suarez comemoram gol do Barcelona contra o Betis; uruguaio deve deixar o clube  - Marcelo Del Pozo/Reuters
Messi e Suarez comemoram gol do Barcelona contra o Betis; uruguaio deve deixar o clube Imagem: Marcelo Del Pozo/Reuters

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris

06/09/2020 04h00

O projeto de reestruturação do Barcelona tem como figura central o técnico Ronald Koeman. O treinador holandês organizou lista de dispensas e feriu Lionel Messi quando incluiu Luis Suárez entre os transferíveis. A provável saída do uruguaio, que negocia com a Juventus, é a prova de que o argentino não terá força no bastidor na comparação com o treinador em sua última temporada pelo clube.

Messi foi avisado por Koeman que fazia parte dos planos para um "novo Barcelona". Mas o argentino, que queria a companhia de Suárez no projeto, mostrou insatisfação e tentou se transferir para o Manchester City. Com o plano frustrado, o camisa 10 passa a ter o desafio de se relacionar com um elenco no qual deposita poucas esperanças de sucesso e que agora carece de seu melhor amigo.

Messi e Suárez são vizinhos na Catalunha. Suas famílias construíram uma relação próxima nos seis anos em que o uruguaio defendeu o Barcelona, os dois planejavam até encerrar suas carreiras juntos no clube. Os sul-americanos sempre se postaram como líderes no vestiário, mas perderam prestígio com a diretoria pelo excesso de reclamações nos bastidores e, principalmente, por ignorarem ordens do ex-treinador Quique Setién.

"Faz muito tempo que não existe projeto e não há nada. Eles {diretoria] estão fazendo malabarismos e jogando coisas debaixo do tapete com o passar do tempo", lamentou Messi, ao anunciar a permanência no Barcelona em entrevista ao Goal.com.

A postura crítica de Messi não atinge diretamente Ronald Koeman. Até agora, a relação entre eles se restringe a um telefonema do holandês para falar sobre seus planos para o time ao argentino.

Nos bastidores, o Barcelona acredita que tirar poderes de Messi era vital para reestruturar um time marcado pela histórica derrota por 8 a 2 para o Bayern de Munique. Além de Suárez, estavam na lista de dispensas de Koeman Ivan Rakitic, que foi negociado com o Sevilla, Arturo Vidal, que negocia com a Inter de Milão, e Samuel Umtiti. Os " medalhões"Gerard Piqué, Jordi Alba e Sergi Busquets devem seguir no clube.

"Acredito que os clubes estão acima de qualquer jogador. O FC Barcelona é um dos melhores do mundo e já conquistou muitos títulos. No fim da temporada, Messi deixará de jogar no Barça, mas ainda agradecerá pelos jogos realizados e por ter sido o mais amistoso possível. Será uma pena ver os dias passarem sem ele, mas o clube continuará a ganhar títulos", opinou Luis Enrique, ex-treinador do Barcelona e atual comandante da seleção espanhola.

Messi ainda não realizou os testes de coronavírus após voltar de férias e deve se reapresentar no clube na próxima semana. Já Suárez cumpriu a rotina inicial de treinos na semana passada, mas deixou encaminhado o acerto com a Juventus.

"Vou continuar no Barça, e a minha atitude não vai mudar, não importa o quanto eu quisesse ir. Farei o meu melhor", prometeu Messi.

Barcelona