PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Renovadas, Alemanha e Espanha revivem semi da Copa da África 10 anos depois

Joachim Löw, técnico da seleção da Alemanha, já comandava o time na Copa 2010 - Alexander Scheuber/Bongarts/Getty Images
Joachim Löw, técnico da seleção da Alemanha, já comandava o time na Copa 2010 Imagem: Alexander Scheuber/Bongarts/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/09/2020 04h00

A segunda edição da Liga das Nações começará com um clássico europeu: Alemanha e Espanha, campeões mundiais recentemente, irão se enfrentar na rodada inicial, em Stuttgart. O duelo acontece dez anos depois de os rivais medirem forças na semifinal da Copa 2010, na África do Sul.

Desde então, as mudanças foram profundas nas duas seleções. A Espanha logo conseguiu chegar ao topo do futebol mundial. Para isso, derrotou a Alemanha por 1 a 0 na briga por uma vaga na final do Mundial sul-africano.

Naquela ocasião, Puyol marcou de cabeça o único gol do jogo disputado em Durban, eliminando a Alemanha, apontada como a dona do futebol mais bonito daquela Copa — Inglaterra e Argentina foram eliminadas pelos alemães nas oitavas e quartas, respectivamente.

Embalados, os espanhóis repetiram o placar contra a Holanda, no quarto placar por 1 a 0 nos duelos decisivos. Antes da Alemanha, a seleção espanhola derrotou Portugal e Paraguai.

A Alemanha, por sua vez, repetiu a façanha da Espanha quatro anos depois, no Brasil, após mudanças profundas no futebol e na própria seleção a partir do começo dos anos 2000. A conquista incluiu o famigerado 7 a 1 contra a seleção brasileira em plena semifinal.

Uma década depois, poucos remanescentes restaram. Sergio Ramos, lateral direito do time de Vicente del Bosque na semifinal da Copa 2010, é o maior líder do time atual. Curiosamente, o novo dono da posição, Jesus Navas, era uma opção para o ataque no Mundial da África do Sul.

Do lado alemão, Toni Kross voltará a disputar o duelo, assim como Joachim Löw estará novamente no banco de reservas. Titular há dez anos, o goleiro Manuel Neuer seria figura certa no time, mas Löw decidiu deixar fora a maior parte dos jogadores do Bayern de Munique, campeões da Liga dos Campeões no último dia 23. Leroy Sané e Niklas Süle são os únicos atletas do clube.

FICHA TÉCNICA

ALEMANHA x ESPANHA

Data: 3 de setembro de 2020, quinta-feira
Horário: 15h45 (de Brasília)
Competição: Liga das Nações (primeira rodada)
Local: Mercedes-Benz Arena, em Stuttgart (ALE)
Árbitro: Daniele Orsato (ITA)
Assistentes: Alessandro Giallatini e Fabiano Preti (ambos da ITA)

ALEMANHA: Leno; Kehrer, Süle, Ginter, Gosens; Kroos, Gundogan; Sané, Havertz, Brandt; Werner. Técnico: Joachim Löw

ESPANHA: Simon; Navas, Ramos, Torres, Reguilón; Ruiz, Rodri, Thiago; Rodrigo, Gerard Moreno, Asensio. Técnico: Luis Enrique

Futebol