Topo

Aprender inglês e plano de aposentadoria levaram Thiago Silva ao Chelsea

Thiago Silva assinou contrato com o Chelsea - Reprodução/ChelseaFC
Thiago Silva assinou contrato com o Chelsea Imagem: Reprodução/ChelseaFC

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

03/09/2020 04h00

A vontade de dominar a língua inglesa e os planos para continuar trabalhando com futebol, mesmo após a aposentadoria das quatro linhas, pesaram na escolha de Thiago Silva e família pelo Chelsea. Em entrevista exclusiva ao UOL Esporte, a esposa do jogador, Belle Silva, falou sobre os bastidores da decisão de partir para a Inglaterra.

"A gente não teve muito tempo para aconselhar um ao outro. Foi uma decisão tomada após o jogo da final da Champions [no qual o PSG perdeu para o Bayern por 1 a 0], quando todas as propostas foram postas na mesa. Até porque, antes disso, o Thiago não queria saber de nada. O sonho de morar na Inglaterra e a vontade de viver em um país em que pudéssemos dominar o inglês pesaram na nossa decisão... Como o Thiago pretende seguir trabalhando no futebol após a carreira como jogador, aprender o inglês fará muita diferença para ele. Foi uma decisão tomada em conjunto, mas claro que sempre pensando no melhor para ele", declarou Belle.

Além do português, Thiago e Belle têm fluência em francês e italiano e conseguem "se virar" no inglês. Os filhos do casal, Isago e Iago, foram alfabetizados na língua inglesa, dominam o francês e aprenderam o português com a convivência familiar. Tudo isso até rendeu zoeira na família.

"Está todo mundo muito animado com a mudança. O Chelsea é um clube que os meninos sempre gostaram. Antes mesmo de cogitar nossa ida, eles perguntavam: 'Pai, por que você não jogou no Chelsea?'. E agora que eles estão crescendo e entendendo bem de futebol, essa interação é muito gostosa. Já até rolou uma brincadeira quando fomos conversar com eles... Estávamos falando que a coisinha que vai ser sofrida só por um motivo... Ai meu mais velho [Isago] falou: 'Pro meu pai, né, mãe? Porque ele não fala nada de inglês'. Tirou risada da gente", brincou Belle.

Thiago e Belle Silva curtem férias em Sardenha - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Thiago e Belle Silva curtem férias em Sardenha
Imagem: Reprodução/Instagram

A família Silva, agora, está curtindo as férias de Thiago na Sardenha, ilha italiana no mar Mediterrâneo, antes de fazer a mudança em si. Apesar disso, Belle já conseguiu tirar da frente uma preocupação: a escola das crianças em Londres já está definida.

"A mudança será feita com calma. Vamos para Londres, vou deixar as crianças na escola e aí sairemos em busca da nossa residência", explicou Belle, que ainda destacou que acredita na fácil adaptação da família ao novo país.

"Acho que não terá tanta diferença. O clima é praticamente o mesmo. A maior questão é das amizades, porque minhas amizades hoje não estão em Londres. Mas isso é questão de tempo. Hoje não me vejo com problemas de adaptação por lá", concluiu a esposa de Thiago.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que informado anteriormente, o PSG perdeu para o Bayern por 1 a 0, portanto o jogo não foi 1 a 1. O erro foi corrigido.