Topo

Corrida por Messi: os prós e contras de cada time interessado no craque

Manu Fernandez/Pool via Getty Images
Imagem: Manu Fernandez/Pool via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/08/2020 20h00

A vontade de Lionel Messi de deixar o Barcelona põe fogo no mercado da bola europeu. Enquanto os times interessados se mexem para tentar contratar o craque, o UOL Esporte lista abaixo os prós e contras que o craque argentino tem para cada destino especulado hoje (26).

City: Guardiola e um objetivo claro

Messi e Guardiola - GettyImages - GettyImages
Imagem: GettyImages

O Manchester City quer vencer uma Liga dos Campeões de qualquer jeito, e o tetracampeão Messi sabe muito bem como fazê-lo. O argentino jogaria em um dos melhores times da Europa e sob comando de um velho conhecido: Pep Guardiola. Além do mais, dinheiro não seria problema para o fundo bilionário dos Emirados Árabes. Por tudo isso, o clube inglês já estaria em vantagem nesta disputa por Messi.

Por outro lado, Messi teria de encarar a intensidade do Campeonato Inglês aos 33 anos, o que exigiria alguma adaptação mesmo para o seis vezes melhor do mundo.

PSG: reencontro com Neymar

O Paris Saint-Germain é outro que insiste na Liga dos Campeões há muitos anos — e muitas centenas de milhões. Por lá Messi poderia reencontrar Neymar e formar, também com Mbappé, um trio que o mundo inteiro gostaria de ver. A exemplo do City, é claro que dinheiro também não falta ao PSG, mas a imprensa europeia vê a possibilidade como distante.

No entanto, se é mesmo o "projeto esportivo" o maior incômodo de Messi no Barcelona, em Paris este projeto também é questionável. O clube sobra na França, sendo tão dominante que quase não há competitividade pelo título nacional; mas por outro lado gastou mais de R$ 1 bilhão de euros para chegar à primeira final de Champions League na última edição, e nem assim deu conta de ter um elenco equilibrado.

Inter: desafio com D maiúsculo

Vice-campeã da Liga Europa, a Inter de Milão mostrou que tem alguma coisa de especial para a próxima temporada. Não seria nada mal ter Messi alimentando Lukaku no ataque, e o sonho não é impossível: os donos chineses do clube estariam dispostos a investir, e o camisa 10 argentino já tem até uma casa em Milão.

Os contras estão nas interrogações sobre os resultados em campo. A Inter não levanta uma taça desde 2011 e para ser campeã italiana precisa destronar a Juventus, dominante nesta década.

Newell's: volta com gosto de primeira vez

Foi no Newell's Old Boys que Messi deu seus primeiros passos no futebol, portanto o time da infância receberia o craque de braços abertos e puro carinho. Não à toa torcedores organizaram uma carreata em Rosário para pedir a ida do craque. Na América do Sul, Messi teria pela frente desafios que nunca experimentou na carreira, incluindo disputar a Copa Libertadores.

Messi é idolatrado na Argentina e seria recebido como o ícone que é, mas não vive no país há vinte anos. Com tanto tempo na Espanha, o lugar que o craque chama de casa é a cidade de Barcelona, não Rosário. De modo que este retorno seria muito diferente do usual. Além disso o Newell's não é tão competitivo assim: venceu sua última taça em 2013 e foi apenas o décimo colocado da última Superliga.