Topo

Jogador de férias com Anitta foi campeão pela seleção e teve venda polêmica

Rodrigo Guth começou na base do Coritiba e foi tranferido ao Atalanta ainda jovem - reprodução/Instagram
Rodrigo Guth começou na base do Coritiba e foi tranferido ao Atalanta ainda jovem Imagem: reprodução/Instagram

Beatriz Cesarini

Do UOL, em São Paulo

25/08/2020 10h48

O nome do zagueiro Rodrigo Guth ganhou holofotes nos últimos dias. O motivo? Anitta. O brasileiro está curtindo o verão europeu com a cantora e já foi até apontado como affair dela. Mas calma: a estrela da música já esclareceu que está em busca de pretendentes para o amigo de 19 anos.

O UOL Esporte vai dar uma força para Anitta ao contar os fatos importantes da carreira de Rodrigo. O zagueiro ainda não estreou no futebol profissional, mas já foi campeão sul-americano com a seleção brasileira sub-17 e teve transferência do Coritiba para a Atalanta cercada de polêmica.

Há três anos, Guth foi anunciado pela Atalanta. Na época, o zagueiro tinha 16 anos de idade e foi vendido pelo Coritiba sem nunca ter atuado no profissional do clube. A transação rendeu críticas ao presidente do clube, Rogerio Portugal Bacellar, que alegou não ter tido outra opção.

"Eu acho engraçado. O Coritiba hoje tem todos os jogadores na vitrine. O Atalanta teve interesse no Guth. Conversou com o pai, fizeram a cabeça do pai e do menino. O Coritiba não vai segurar o jogador. Não existe a possibilidade de segurar um jogador deste", argumentou Bacellar, à época.

E não foi só isso. Rodrigo Guth foi o primeiro jogador menor de idade que se transferiu para o exterior mesmo antes de completar 18 anos após a nova lei da Fifa. O zagueiro da seleção brasileira sub-17 deixou o país em agosto de 2017 como uma das transações mais caras da base do Coritiba. O Coxa vendeu 90% dos direitos dele por 700 mil euros, aproximadamente R$ 4,6 milhões de acordo com a cotação atual.

De acordo com a regulamentação da Fifa, um atleta só pode ir para o exterior após ser maior de idade. Rodrigo Guth conseguiu "driblar" isso por já ter passaporte alemão e se tornou o único da seleção sub-17 a ter no currículo uma passagem pela Europa. Desde então, ele já passou por todas as categorias da equipe nacional de base e chegou ao sub-20.

Hoje, Guth aguarda pela ascensão ao profissional da Atalanta. O zagueiro já foi campeão italiano sub-19 nas temporadas 2018/2019 e 2019/2020 e também conquistou a Supercopa da Itália sub-20.

Nada melhor para celebrar os recentes troféus com passeios pela Europa durante o verão, não é? Mas pelo visto, o coração de Guth sente um vazio, e a amiga Anitta quer ajudar a preencher esse espaço.