Topo

Tiago Nunes respira com ajuda de meninos e vive dilema por Luan e Otero

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/08/2020 04h00

Após eliminação do Corinthians na Pré-Libertadores, perda do título paulista para o arquirrival Palmeiras nos pênaltis e iniciar o Campeonato Brasileiro sem vitórias, o técnico Tiago Nunes 'respirou' com a vitória do Timão contra o Coritiba por 3 a 1, ontem (19), na Arena de Itaquera. Apesar de o presidente Andrés Sanchez ter histórico de não demitir seus técnicos com facilidade, o próprio Tiago já começava a falar que os clubes brasileiros têm mais paciência com os treinadores gringos, como Jorge Sampaoli, por exemplo.

Tiago Nunes sabia que um tropeço contra o "lanterna" da competição, em casa, aumentaria a pressão para que ele emplaque seu trabalho no clube de Parque São Jorge. A vitória veio com boa atuação dos "meninos do Timão", atletas que estavam de canto antes da chegada do treinador.

Após primeiro tempo ruim, mesmo jogando com um a mais, o Corinthians melhorou o seu desempenho em campo e garantiu a vitória com boas atuações de Araos, Léo Natel, Lucas Piton, Gustavo Mosquito e Ruan Oliveira.

Araos, que ganhou a posição de Luan e comandou o meio-campo contra Coxa, e Gustavo Mosquito, autor do gol que fechou o placar, estavam emprestados após serem preteridos por Fábio Carille no ano passado. Mosquito, aliás, foi "resgatado" do Paraná Clube na semana passada, e até chorou após a atuação na Arena.

Araos ou Luan

Araos - MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO - MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO
Imagem: MIGUEL SCHINCARIOL/ESTADÃO CONTEÚDO

Agora, Tiago Nunes vive o dilema de administrar a evolução dos meninos e a fase ruim de Luan. Após o jogo, o auxiliar Evandro Fornari, que comandou o time pois Tiago Nunes estava suspenso, disse que a entrada de Araos no lugar de Luan foi uma substituição tática e que o Corinthians não possui titulares ou reservas. A ideia é que o time seja escalado de acordo com o adversário.

Nós não temos um titular e um reserva, todos os que estão tem condições de jogar, fazem seu trabalho diariamente. A opção do Araos foi mais tática, deixar claro que contamos com o Luan e com os demais atletas que vem buscando seu espaço no dia a dia

Luan foi barrado pela primeira vez contra o Atlético-MG, mas voltou a ser titular contra o Grêmio na rodada seguinte. E, ontem, voltou a ficar na reserva para Araos. O chileno teve atuação de destaque nos dois jogos e, inclusive, foi responsável por assistências a Jô nas duas ocasiões.

Vale ressaltar que Luan sequer entrou no segundo tempo quando Araos foi titular. A comissão técnica preferiu apostar em outro jovem meia na segunda etapa: Ruan Oliveira, camisa 10 do Timão na Copa São Paulo de Futebol Junior deste ano. O "prata da casa" também apresentou boa movimentação em campo e não se intimou com a camisa do time principal.

Onde escalar Otero?

Além de Luan, o técnico Tiago Nunes terá que amadurecer a ideia de que o meia Otero pode ser titular do Corinthians. O venezuelano assina contrato hoje (20) e será anunciado como novo reforço. Otero chega com status de titular principalmente pela qualidade na "bola parada" e no chute de longa distância.

Para colocar os meninos de titular e Otero, o treinador teria que sacar Ramiro, um os líderes do elenco corintiano. Com isso, Léo Natel, Araos e Gustavo Mosquito teriam que disputar posição com Mateus Vital e Luan, principalmente.

Vale lembrar que, além de Ruan Oliveira, revelação da Copinha, Tiago Nunes ainda conta com Gabriel Pereira, destaque também na Copa São Paulo e que estreou contra o Atlético-MG. O atacante de 18 anos, assim como o companheiro de time, não se intimidou em campo.

Briga entre os volantes

A briga entre a dupla de volantes também está acirrada. Tiago Nunes começou o ano com Cantillo e Camacho, e depois emplacou Gabriel e Ederson. Agora o treinador escala o time com Gabriel e Cantillo. No entanto, o time melhorou com as entradas de Ederson e Camacho no segundo tempo contra o Coritiba.