Topo

Corinthians bate Coritiba em jogo com expulsão e pênalti perdido duas vezes

Do UOL, em São Paulo (SP)

19/08/2020 23h25

O Corinthians venceu o Coritiba por 3 a 1, hoje (19), na Arena de Itaquera, pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro, e conquistou sua primeira vitória na competição. O time paulista jogou com um jogador a mais desde os 15 minutos de jogo, quando Yan Sasse foi expulso após acertar uma cotovelada em Araos. Jô foi um dos personagens da partida.

O camisa 77 se redimiu em campo ao marcar o segundo gol corintiano, pois perdeu pênalti duas vezes no primeiro tempo. O árbitro mandou voltar a primeira defesa de Wilson, que pegou novamente na segunda tentativa - cada defesa em um canto diferente.

O atacante Léo Natel, que estreou como titular, abriu o placar ainda no primeiro tempo, aos 37 minutos. Sassá empatou cinco minutos depois. No segundo tempo, o Corinthians voltou mais ofensivo com substituições de Tiago Nunes, que não estava no banco por suspensão, e Jô desempatou logo no início. Gustavo Mosquito, que voltou de empréstimo, fechou o placar após boa jogada de Lucas Piton. A dupla do terceiro gol entrou na segunda etapa.

Após vencer o Coritiba, o Corinthians volta a campo na próxima quarta-feira (26), quando encara o Fortaleza, às 21h30 (de Brasília), na Arena de Itaquera, pela quinta rodada do Brasileiro. O Coritiba joga no domingo (23), quando encara o Red Bull Bragantino, em Bragança Paulista.

O melhor: Léo Natel estreia como titular e faz 1º gol

O atacante Léo Natel foi o melhor jogador do Corinthians da linha ofensiva. Em seu primeiro jogo como titular, Natel arriscou dribles, acertou bons passes e ainda marcou seu primeiro gol com a camisa do Timão ao abrir o marcador no primeiro tempo em chute de fora da área e que contou com desvio na defesa. Cansado, o atacante saiu no segundo tempo para a entrada de Ruan Oliveira.

O pior: Ramiro 'inofensivo'

Ramiro - Divulgação/Coritiba FC - Divulgação/Coritiba FC
Imagem: Divulgação/Coritiba FC

Ramiro foi o pior jogador em campo. O meia desperdiçou jogadas criadas no ataque, chegava atrasada em lançamentos, não criava, não finalizava e também não se destacava na marcação. O camisa 8 saiu no intervalo e o time melhorou bastante, ficou mais ofensivo.

Jô perde pênalti polêmico duas vezes

Jo - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O Corinthians teve um pênalti bastante polêmico ao seu favor no primeiro tempo, quando o jogo ainda estava empatado sem gols. Aos 25 minutos, Léo Natel disputa bola no alto com Patrick Vieira, e o árbitro viu que o jogador do Coritiba deslocou o atacante corintiano. Wilson pegou a cobrança de Jô no canto direito, mas o juiz mandou voltar com ajuda do VAR, alegando que o goleiro tirou o pé da linha na batida. Jô cobrou novamente e Wilson pegou de novo, desta vez, no canto esquerdo e sem tirar o pé da linha.

Corinthians com um a mais desde os 15 minutos

Expulsão - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O meia Yan Sasse foi expulso após acertar uma cotovelada em Araos. Ele e o chileno se agarraram na jogada, mas o atleta do Coritiba acertou o corintiano com uma forte cotovelada. Expulsão incontestável. Apesar da expulsão, o Corinthians não conseguiu ser intenso no primeiro tempo e terminou em empate por 1 a 1.

Cronologia do jogo

Sassá - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

O Corinthians foi mal no primeiro tempo quando empatou por 1 a 1. Mesmo com um a mais em campo, o Timão não conseguiu ser intenso e voltou a apresentar dificuldades para criar jogadas de ataque. Após perder dois pênaltis com Jô, já que o juiz mandou voltar, o Corinthians não mostrava criatividade e abriu o marcador com chute de Léo Natel de fora da área. O problema é que Sassá empatou logo na sequência. No entanto, Tiago Nunes resolver ser ofensivo na segunda etapa. No intervalo, ele trocou Gabriel e Ramiro por Ederson e Gustavo Mosquito. A equipe ficou mais ofensiva, começou a jogar pelos lados do campo e desempatou logo no início. Após triangulação de Sidcley, Araos e Jô, o camisa 77 desviou de cabeça cruzamento do chileno para fazer o gol. No final, em boa jogada de Piton e Gustavo Mosquito, que também entraram no segundo tempo, fechou o placar, com gol de Gustavo.

Sidcley segue "amarrado" em campo

Sidcley continua bem longe de ser o lateral que atuou no Corinthians em 2018. Pouco criativo no ataque e sem força pra chegar na linha de fundo, ele ainda deixa brechas no setor defensivo. Aliás, o gol de Sassá contou com a falta de cobertura do lateral corintiano. No início do segundo tempo, ele melhorou um pouco, mas não o suficiente para deixar o campo para a entrada de Lucas Piton, que fez mais que o titular em pouco minutos em campo.

FICHA TÉCNICA
CORINTHIANS 3 X 1 CORITIBA

Data: 19 de agosto de 2020, quarta-feira
Horário: 21h30 (de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Henrique Neu Ribeiro e Éder Alexandre (SC)
VAR: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

GOLS: Léo Natel, aos 37 do 1T, e Jô, aos 3, e Gustavo Mosquito, aos 41 minutos do 2T (Corinthians); Sassá, aos 42 minutos do 1T (Coritiba)

Cartões amarelos: Araos e Piton (Corinthians)
Cartão vermelho: Yan Sasse (Coritiba)

CORINTHIANS: Cássio, Fagner, Gil, Danilo Avelar e Sidcley (Piton); Gabriel (Éderson), Cantillo (Camacho), Ramiro (Gustavo Mosquito), Araos e Léo Natel (Ruan Oliveira); Jô.
Técnico: Tiago Nunes

CORITIBA: Wilson; Patrick, Rhodolfo, Sabino e William Matheus; Matheus Bueno (Luiz Henrique), Matheus Galdezani (Matheus Sales), Yan Sasse e Robson (Wellissol); Neilton (Igor Jesus) e Sassá.
Técnico: Eduardo Barroca