Topo

Por que São Paulo mudou postura e retomou conversas para contratar Luciano

Luciano, quando defendia o Grêmio - Everton Silveira/Agência Estado
Luciano, quando defendia o Grêmio Imagem: Everton Silveira/Agência Estado

Jeremias Wernek e José Eduardo Martins

Do UOL, em São Paulo

19/08/2020 04h00

A negociação entre São Paulo e Grêmio para trocar Everton por Luciano chegou a ficar longe de ter um final feliz até ser selada, ontem (18). Segundo apurou o UOL Esporte, o Tricolor paulista recuou nas conversas com os gaúchos em algumas ocasiões. Porém, o negócio voltou a esquentar depois de os dirigentes do time do Morumbi analisarem mais afundo os números do atacante e mais alguns pontos da transação.

O retrospecto recente de Luciano contou muitos pontos na hora de convencer o presidente tricolor, Carlos Augusto de Barros e Silva, o Leco. Entre 2019 e 2020, Luciano disputou 67 partidas, e marcou 23 gols. Já Everton, que desfalcou o time por causa de diversas lesões, entrou em campo em 39 confrontos e balançou as redes três vezes.

A idade de Luciano é outro ponto que pesou na balança. O jogador de 27 anos poderá, no entendimento de dirigentes são-paulinos, ter um maior valor futuro no mercado da bola. Já Everton tem 31 anos e tinha um contrato mais curto — era válido até 30 de junho de 2021 e, por isso, estaria livre para assinar com outro clube sem que o São Paulo recebesse qualquer compensação financeira em janeiro.

Luciano vai ter acordo com o time do Morumbi até dezembro de 2022. O São Paulo vai ficar com 50% dos direitos do atleta, que eram do Grêmio. A outra metade vai permanecer com o espanhol Leganés. Já Everton, aos 31 anos, tinha vínculo com o clube paulista até o meio do ano que vem (ele vai permanecer no Grêmio até o fim de 2022 também).

Vale destacar ainda que Everton já havia demonstrado o desejo de buscar oportunidade em outros clubes e tinha conversado com Renato Gaúcho sobre a sua situação. Luciano, por sua vez, esteve na mira do São Paulo em outras oportunidades. No ano passado, quando Cuca era o técnico, o clube estudou a contratação, mas acabou fechando com Raniel. Desta vez, o jogador tem o aval de Fernando Diniz — os dois trabalharam juntos no Fluminense, e o treinador acredita que precise de alguém para o setor.

No Grêmio, a saída de Everton Cebolinha deixou uma lacuna no elenco. No time, a vaga deve ficar com Pepê — destaque entre os jovens do Grêmio há pelo menos uma temporada. Mas a visão da comissão técnica é que faltam opções para o lado do campo. Everton chega para ser o jogador de 'beirada', podendo também ser alternativa em outras funções. A versatilidade pesa bastante.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Ao contrário do que foi publicado antes, o contrato de Everton com o Grêmio é válido até o fim de 2022.