Topo

Grêmio empresta goleiro a time dos EUA e meia-atacante para Portugal

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

08/08/2020 12h03

O Grêmio acertou, nos últimos dias, empréstimo de dois jogadores formados nas categorias de base. Phelipe Megiolaro vai assinar com o Dallas FC, dos Estados Unidos, e Jhonata Robert fechou com o Famalicão, de Portugal. Ambos saem com argumento de ganhar experiência.

Megiolaro tem passagem pela seleção brasileira de base e esteve no elenco profissional até o início de 2020. O empréstimo ao clube estadunidense tem opção de compra de cerca de 2,5 milhões de dólares (R$ 13,5 milhões na cotação atual). O contrato no Texas é de cinco meses.

A saída era questão de tempo, mas o destino é novidade. O Dallas FC tem como um dos executivos André Zanotta, que passou pelo Grêmio antes de ir atuar na MLS. O clube do Texas já levou Bressan, zagueiro revelado pelo Juventude e que estava na Arena do Grêmio até 2019.

Jhonata Robert renova contrato com o Grêmio até o fim de 2022 - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Jhonata Robert foi cedido ao Cruzeiro, mas voltou ao Rio Grande do Sul durante a pandemia. Fora dos planos de Renato Gaúcho, era tratado como nome a ser emprestado para Portugal. Pelo menos quatro clubes chegaram a abrir tratativas. O Famalicão foi quem levou.

O contrato de Robert com o Famalicão vai até junho de 2021, com opção de renovação por mais um ano. O Grêmio afirma ter colocado opção de compra de valor alto, para inibir a saída precoce. A multa rescisória do meia-atacante é de 80 milhões de euros.