Topo

Brasileirão - 2020

Turner faz mistério, Globo estreia Red Bull: onde ver 1ª rodada da Série A

Divulgação/RB Bragantino
Imagem: Divulgação/RB Bragantino

Gabriel Vaquer

Colaboração para o UOL, em Aracaju

08/08/2020 00h00

O início do Campeonato Brasileiro 2020 na televisão neste final de semana terá uma pitada de mistério e marcará uma estreia. Com as novidades dos últimos dias, jogos que não teriam transmissão inicialmente passarão a ter, já que o Red Bull Bragantino assinou contrato com a Globo para todas as mídias (TV aberta, TV paga e pay-per-view).

Mas, até este sábado, um impasse continua. A Turner já possui negociações avançadas com os seus oito clubes com contrato ativo para o ano de 2020 (Palmeiras, Santos, Fortaleza, Ceará, Internacional, Coritiba, Athletico Paranaense e Bahia), mas simplesmente não fez qualquer pronunciamento oficial se irá transmitir o Brasileirão ou não.

Pistas de que, sim, os jogos serão exibidos, foram dadas. Transmissões de futebol ao vivo constam na programação divulgada no site da TNT, canal que exibe as partidas, e nos guias de programação das operadoras Sky e Oi TV, duas das três maiores do país em número de assinantes.

Vale lembrar também que três partidas foram adiadas por causa das finais dos Estaduais. É o caso de Corinthians x Atlético-GO, Palmeiras x Vasco e Botafogo x Bahia. Em razão disso, alguns jogos que seriam exibidos só no pay-per-view foram transferidos para outras mídias.

O fato é que o torcedor precisará ficar atento para não perder a partida do seu time. O UOL Esporte te ajuda a saber como será a 1ª rodada do Brasileirão Série A na TV:

Fortaleza x Athletico Paranaense (sábado, dia 8, 19h): Sem transmissão

Jogo de abertura do Campeonato Brasileiro, Fortaleza x Athletico Paranaense será o único jogo sem transmissão da primeira rodada do Brasileirão. O confronto poderia ser exibido pela Turner na TV por assinatura, mas a programadora decidiu usar a MP 984 para escolher suas partidas e descartou o jogo entre o Leão do Pici e o Furacão. A não-escolha da Turner chateou o presidente do Fortaleza, Marcelo Paz. "Da mesma forma que a Globo tem direito de quase todos os times na TV aberta e alguns jogos não são transmitidos. Isso é algo normal, é questão de escolha, e a gente precisa respeitar isso. A minha preocupação é que esse primeiro jogo o nosso torcedor não vai poder assistir em nenhuma plataforma. Vai ser um jogo histórico, de abertura do Brasileirão, e não vai ter ninguém transmitindo", falou o mandatário cearense recentemente para o UOL Esporte.

Coritiba x Internacional (sábado, dia 8, 19h30): Turner e Premiere

A volta do Coxa para a Série A será contra o Colorado Gaúcho, e o jogo foi um dos escolhidos da Turner para serem exibidos na primeira rodada. O problema é que a programadora ainda não confirmou a exibição do Brasileirão na TNT neste ano. Como o UOL Esporte informou recentemente, a Turner encaminhou um acordo para exibir o Campeonato Brasileiro de 2020 e 2021, saindo em 2022. Mesmo com o jogo constando em guias de programação, a Turner não confirma a transmissão. Caso a TNT não exiba o jogo, o Premiere terá a transmissão exclusiva.

Sport x Ceará (sábado, dia 8, 21h): Premiere

O confronto dos times nordestinos é um dos únicos jogos que ficarão totalmente exclusivos no Premiere nesta primeira rodada do Brasileirão. A plataforma de pay-per-view perdeu muitos assinantes na pandemia (cerca de 450 mil), e espera recuperar até 200 mil até o fim do ano. Jogos de Flamengo e Corinthians serão usados para alavancar esse número ao longo dos próximos meses.

Flamengo x Atlético Mineiro (domingo, dia 9, 16h): Globo, Sportv e Premiere

A estreia do técnico Domènic Torrent pelo Rubro-Negro terá transmissão da Globo em TV aberta para o Rio de Janeiro e parte do país. A Globo escalou Luís Roberto para narrar o jogo. O Sportv e o Premiere também estão com transmissões previstas com narração de Luiz Carlos Jr.

Santos x Red Bull Bragantino (domingo, dia 9, 16h): Premiere

O jogo entre o Alvinegro Praiano e o clube da empresa austríaca não tinha transmissão definida até quinta (6). Mas depois de negociações avançarem, Red Bull Bragantino e Globo celebraram contrato até 2024 por todas as mídias pelo Brasileirão. Será a estreia do clube no campeonato nacional, e a reestreia do técnico Cuca, contratado no lugar de Jesualdo Ferreira, demitido na Vila Belmiro. O jogo terá narração de Daniel Pereira, com comentários de PVC.

Goiás x São Paulo (domingo, dia 9, às 16h): Globo e Premiere

Por causa do adiamento da partida entre Corinthians e Atlético-GO, a Globo optou por escalar o confronto entre o Esmeraldino e o Tricolor Paulista, antes previsto apenas para o sistema de pay-per-view. O jogo será exibido para o estado de São Paulo e parte do país, com narração de Gustavo Villani. A narração do Premiere ficará com Odinei Ribeiro.

Grêmio x Fluminense (domingo, dia 9, às 19h): Sportv e Premiere

Marcado para acontecer na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, o jogo entre tricolores terá exibição conjunta entre o Sportv e o Premiere. O jogo marcará a estreia de Renata Mendonça, a segunda mulher do elenco da Globo a comentar futebol atualmente, depois de Ana Thaís Matos. A narração será de Jader Rocha.