PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Mauro: "Flamengo está em estágio mais avançado que o Atlético do Sampaoli"

Do UOL, em São Paulo

05/08/2020 04h00

Classificação e Jogos

O atual campeão Flamengo estreia no Campeonato Brasileiro com novo técnico, o espanhol Domènec Torrent, e terá como adversário logo na primeira partida o Atlético-MG. O clube de Belo Horizonte se reforçou durante a parada do futebol devido à pandemia e, agora, conta com o treinador argentino Jorge Sampaoli, vice-campeão no ano passado com o Santos e que goleou o time de Jorge Jesus na última rodada — o Rubro-Negro já havia assegurado o título com antecedência e estava de olho no Mundial de Clubes.

No podcast Posse de Bola #44, o jornalista Mauro Cezar Pereira lamenta pelo encontro entre os dois times ocorrer antes de uma adaptação de Torrent ao Flamengo e também de uma sequência do novo time de Sampaoli, que ainda não conseguiu estrear todos os reforços contratados. E mesmo com o espanhol ainda não tendo estreado pelo clube, Mauro o vê em vantagem em relação ao colega argentino neste momento.

"O time já funciona e ele [Torrent], evidentemente, já viu os vídeos dos jogos do Flamengo, poderá ver outros, inclusive, para tirar qualquer dúvida. Ele não está sozinho, está com seus auxiliares, ele vai ter toda a condição de fazer com que o time continue de onde parou. Parou que eu falo é saída do Jesus, e sem o fantasma que o Jesus foi embora, agora virou a página. Então, ele tem um time num estágio muito mais avançado do que o do Atlético-MG", analisa Mauro (no vídeo acima a partir de 57:36).

"O Sampaoli está construindo o time, então, o Sampaoli está mais atrasado nisso aí. Obviamente, e não é culpa dele, claro que não, que ele começou agora. Além disso, embora o Galo tenha feito muitas contratações, há uma diferença técnica, o Flamengo tem um time melhor, os jogadores do Flamengo são melhores do que os do Atlético-MG", completa.

Embora acredita que o nível técnico da partida do segundo turno será mais elevado, Mauro Cezar acredita que o Atlético-MG pode vencer dependendo de um bom jogo coletivo e um eventual jogo abaixo da média do Flamengo.

"O Atlético-MG está com bons jogadores, mas o Flamengo tem um elenco tecnicamente melhor do que o do Atlético-MG. Então, acho que ainda está distante, e acho que o Sampaoli para equilibrar, ele vai ter que contar eventualmente com o declínio do Flamengo e com um grande trabalho dele com relação ao jogo coletivo. O Atlético-MG vai ter que jogar muito, porque existe uma diferença técnica, na minha opinião, muito clara entre os jogadores do Flamengo e os jogadores do Atlético-MG, embora o Atlético-MG tenha hoje um elenco bem interessante com os reforços que está contratando", afirma.

"Se esse jogo fosse na oitava rodada, seria melhor como espetáculo, porque até lá o Sampaoli certamente vai colocar o Atlético-MG num outro estágio, e o próprio Domenec estaria mais habituado com os jogadores e tudo. A tendência seria um jogo mais interessante, o que não significa que vá ser ruim, eu acho que vai ser legal, mas o do segundo turno acho que vai ser melhor, em Belo Horizonte. Até lá, o Atlético-MG vai estar com o time mais maduro, mais encorpado", conclui.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Futebol