Topo

Flamengo anuncia Domènec Torrent como seu novo treinador

Domènec Torrent com a camisa do Flamengo - Reprodução Fla TV
Domènec Torrent com a camisa do Flamengo Imagem: Reprodução Fla TV

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

31/07/2020 13h47

O Flamengo já tem o substituto do técnico Jorge Jesus. O Rubro-Negro anunciou acordo com o espanhol Domènec Torrent, ex-auxiliar de Pep Guardiola. Como técnico, seu último trabalho foi no New York City FC, dos Estados Unidos. O vínculo é até o fim de 2021, quando termina o mandato do presidente Rodolfo Landim. Os sócios-torcedores receberam primeiro a notícia, que foi enviada por e-mail. O anúncio ainda será feito nas redes do clube.

Domènec chega desembarca na Gávea com a missão de manter o vitorioso trabalho do português Jorge Jesus, que deixou o clube no último dia 17 e acertou o retorno ao Benfica (POR). O Mister levantou cinco canecos em pouco mais de um ano.

Torrent teve uma reunião inicial com Marcos Braz, vice-presidente de Futebol, e Bruno Spindel, diretor executivo, no último sábado, na Espanha. Uma nova conversa aconteceu na última terça-feira, houve necessidade de revisão em alguns pontos contratuais ao longo dos dias e a assinatura saiu nesta sexta.

No período em que estiveram na Europa, os dirigentes do Flamengo também dialogaram com outros nomes, como o espanhol Fernando Hierro, além dos portugueses José Peseiro e Carlos Carvalhal. O último despontava como um dos favoritos, mas acertou com o Braga, de Portugal. O também português Leonardo Jardim estava na lista, mas indicou vontade de, neste momento permanecer no Velho Continente.

Aos 58 anos, Torrent acumulou passagens por Palafrugell (1994 a 2000), Palamós (2003 a 2004) e Girona (2005 a 2006) antes de se juntar à comissão técnica de Guardiola. Ao lado de Pep, esteve no Barcelona (ESP), Bayern de Munique (ALE) e Manchester City (ING), e conquistou inúmeros títulos. Na Alemanha, inclusive, trabalhou com o lateral-direito Rafinha, jogador que vai reencontrar no Rubro-Negro.

Ele deixou o Manchester City após a temporada 2017/18 para assumir a vaga do ex-jogador e técnico francês Patrick Vieira no New York City FC, clube parceiro dos Citizens. Entre junho de 2018 e outubro de 2019, foram 60 jogos no comando do time, com 29 vitórias, 14 empates e 17 derrotas, com 108 gols marcados e 81 sofridos.

Após um início de altos e baixos em 2018, o time deslanchou na Major League Soccer de 2019 e terminou a competição com folga na liderança da Conferência Leste, conquistando uma vaga na Liga dos Campeões da Concacaf na melhor temporada da história do clube.