Topo

Guardiola elogia ex-auxiliar especulado no Fla: 'Pronto para qualquer país'

Domenec Torrent, que atuou com Guardiola no Manchester City - Divulgação/NY City FC
Domenec Torrent, que atuou com Guardiola no Manchester City Imagem: Divulgação/NY City FC

Colaboração para o UOL, em São Paulo

20/07/2020 22h45Atualizada em 20/07/2020 23h06

Após a saída de Jorge Jesus do Flamengo, um dos nomes especulados para assumir a posição de treinador do clube rubro-negro é o do espanhol Domènec Torrent, atualmente no New York City. O técnico foi assistente de Guardiola no Barcelona, no Bayern de Munique e no Manchester City, e, hoje, recebeu elogios de seu antigo chefe, que acredita que ele se daria bem no Brasil.

"O que eu penso é que ele está pronto. Absolutamente pronto para trabalhar em qualquer país. Sua última temporada com o New York City foi a melhor da história do clube. É muito bem preparado, tem muita experiência", disse Guardiola durante entrevista em Watford, onde o Manchester City se prepara para enfrentar os donos da casa amanhã pelo Campeonato Inglês.

"Não tenho nenhuma dúvida de sua capacidade. Eu aprendi muito com ele. Espero que ele também tenha aprendido. Parte do sucesso em Munique e em Manchester foi graças a ele. Fico feliz de saber que as pessoas pensam nele neste momento estranho, da pandemia do coronavírus. As decisões que precisam ser tomadas não são fáceis, vamos ver", continuou Guardiola.

O treinador do Manchester City ressaltou que Domènec tem características de jogo parecidas com as que marcaram o Flamengo campeão brasileiro e da América em 2019.

"Eu acredito que sim. Em termos de ser agressivo com a bola, tentar marcar gols, defender bem... Mas cada técnico tem seus detalhes particulares, suas próprias coisas. Não é copiar e colar. Pep é Pep, Domènec é Domènec. Mas, antes de estarmos juntos, ele era um treinador e fazia as coisas do jeito dele. Eu aprendi muito com ele, e espero que ele tenha aprendido algo conosco também", completou Guardiola.

Torrent está no New York City há duas temporadas. Em 2018, após se classificar em terceiro lugar na conferência Leste, o clube nova-iorquino acabou eliminado na primeira rodada dos playoffs.

Em sua segunda temporada no clube - citada por Guardiola na entrevista - Torrent levou o NY City ao primeiro lugar da conferência Leste. O time também foi mais além nos playoffs, sendo eliminado pelo Atlanta United nas semifinais de conferência, na melhor campanha do clube na MLS.