Topo

Por que PSG deixou torcida perplexa ao renovar com dois contestados

Layvin Kurzawa comemora após marcar pelo PSG contra o Montpellier, em fevereiro - Franck Fife/AFP
Layvin Kurzawa comemora após marcar pelo PSG contra o Montpellier, em fevereiro Imagem: Franck Fife/AFP

João Henrique Marques

Colaboração para o UOL, em Paris

01/07/2020 04h00

O Paris Saint-Germain deixou jornalistas e torcedores perplexos com a reviravolta que culminou na renovação dos contratos de dois jogadores: o lateral esquerdo Layvin Kurzawa e o atacante Eric Choupo-Moting. O primeiro acertou vínculo até junho de 2024, mesmo sendo constantemente vaiado em jogos do time, e o segundo herdou a vaga de Edinson Cavani na Liga dos Campeões, depois de ter sido considerado carta fora do baralho.

A renovação de Kurzawa foi chocante por causa do contrato longo. O jogador já planejava uma transferência para o futebol inglês, sem acreditar na possibilidade de seguir no PSG. Enquanto isso, Choupo-Moting estava descartado do elenco para o fim da temporada e nem voltaria aos treinamentos. Seu novo contrato é válido apenas até o encerramento da Champions.

Por que PSG renovou com a dupla

Kurzawa foi até os dias finais do seu último contrato com o PSG sem nunca contar com uma possível proposta de renovação. No entanto, a dificuldade que o clube encontra para contratar um lateral esquerdo no mercado da bola fez a diretoria mudar de ideia. Entre os alvos, está o brasileiro Alex Telles, do Porto, mas a negociação é considerada cada vez mais difícil. O mesmo pode ser dito sobre o português Raphael Guerreiro, do Borussia Dortmund.

Além disso, Kurzawa acabou beneficiado pela nacionalidade francesa. A partir da próxima Liga dos Campeões, o regulamento exigirá que os clubes incluam na relação ao menos oito jogadores formados localmente. Como o PSG perdeu Tanguy Kouassi para o Bayern de Munique e Adil Aouchiche para o Saint-Étienne, o elenco só tem outros seis profissionais que fizeram base na França: Os zagueiros Abdou Diallo, Loic Mbe Soh e Presnel Kimpembe, o lateral Colin Dagba, o volante Idrissa Gueye e o atacante Kylian Mbappé.

"É verdade que o PSG ampliou o contrato do Kurzawa? Eu caí da minha cadeira quando vi essa informação. E até aumentou seu salário. Isso é uma loucura! Maior surpresa que já ouvi desde que entrei no futebol", disse o ex-jogador francês Christophe Dugarry, atualmente comentarista da rádio da RMC.

Já Choupo-Moting tem permanência atrelada ao fim do vínculo de Edinson Cavani com o PSG. A diretoria esperava que o uruguaio aceitasse renovar por dois meses para concluir sua campanha na Liga dos Campeões, e a dispensa do camaronês era dada como certa.

O treinador Thomas Tuchel tem Mauro Icardi como titular da posição. Choupo-Moting entraria como uma terceira opção, com a utilização de Mbappé como centroavante servindo como plano B.

Kurzawa e Choupo-Moting sofrem com críticas

Gozação em forma de charge é um clássico francês. Kurzawa sabe bem disso. O lateral foi personagem de charge em que Neymar, seu vizinho, esbraveja por ter as janelas de sua casa quebradas. A brincadeira foi um jeito de criticar a precisão do defensor.

Kurzawa - Reprodução/L'Equipe - Reprodução/L'Equipe
Charge que ironiza Kurzawa ao lado do "vizinho" Neymar
Imagem: Reprodução/L'Equipe

Kurzawa é o vizinho de Neymar na cidade de Bougival, na margem esquerda do Rio Sena, perto de Paris. A charge em questão, elaborada pelo jornal esportivo francês L'Equipe, mostra Neymar devolvendo a bola com o pedido: "Layvin, você pode treinar cruzamentos do outro lado?". "Mas eu estava mirando o outro lado", responde o lateral.

As constantes críticas fazem parte do sentimento de surpresa pela renovação do contrato do defensor. Kurzawa é calado e não costuma atender os jornalistas quando passa por zonas mistas. No Parque dos Príncipes, já foi vaiado em vários jogos e até respondeu comemorando gol com pedido de silêncio.

Outra vítima da ironia francesa, Choupo-Moting, já virou até ídolo em tom de brincadeira. Ele é como um xodó de um clube repleto de astros. Em jogos do PSG em casa, seu nome sempre é entoado pela torcida, um pedido para que ele entre em campo em jogos já decididos. É comum ver torcedores vestindo camisas com o nome do atacante às costas.

Choupo-Moting leva a fama de grosso muito por conta de um gol bizarramente perdido no ano passado, em empate do PSG com o Strasbourg, no Parque dos Príncipes. No lance em questão, um chute desviado no goleiro parecia ter o caminho do gol, mas o atacante decidiu completar e fez o "impossível": pegou errado na bola, com o calcanhar, e impediu que a bola entrasse.

"O Choupo-Moting desperta uma imagem de alguém simpático. Ele está vivendo seu sonho. Não acredito que ele está no PSG. Os torcedores sabem que ele não é um bom jogador, mas apreciam o caráter que tem. É algo incrível o que aconteceu em tão pouco tempo", afirmou Saber Desfages, repórter da TV francesa RMC.