PUBLICIDADE
Topo

Juca: "Estou contra voltar o futebol porque morrem mil brasileiros por dia"

Do UOL, em São Paulo

26/06/2020 04h00

Antes de retomar atividades em seu centro de treinamento, o Corinthians divulgou que 21 de seus jogadores foram diagnosticados com a Covid-19, número que chamou a atenção até em relação ao dos rivais, que também tiveram jogadores e funcionários com teste positivo para o novo coronavírus, enquanto se adotam os procedimentos planejando o retorno dos jogos.

No podcast Posse de Bola #38, o jornalista Juca Kfouri diz que os números do Corinthians mostram que pode ser mais seguro aos jogadores que fiquem dentro dos seus centros de treinamentos para que sigam os protocolos de segurança. Mas ele se mantém contrário à retomada do futebol no momento em que há um número elevado de mortos diariamente no Brasil.

"Nesse particular eu até estou de acordo com aqueles dirigentes, aqueles cartolas que dizem que estar no clube será mais seguro do que estar em casa, porque no clube seguirão protocolos que, ao que tudo indica, os jogadores do Corinthians não seguiram em suas casas para ter esse número de jogadores infectados", diz Juca (disponível no vídeo acima a partir de 42:26).

"Veja, o estar contra a volta do futebol não é por nenhuma outra razão que não seja o fato de a curva ainda estar subindo. Estão morrendo mais de mil brasileiros por dia, não podemos endossar essa necropolítica. Outro dia eu via uma estatística, na Alemanha levou 70 dias pós-começo da curva descendente para voltar o futebol, na Itália 78, na Espanha o equivalente. Aqui nós sequer esperamos a curva começar a descer, em plena ascensão da curva falar em voltar o futebol. Eu lamento, mas não é possível", completa.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Futebol