PUBLICIDADE
Topo

Efeito Bruno Fernandes: Manchester United embala após chegada de português

Bruno Fernandes assumiu posto de liderança no United: cobra escanteio, pênalti e se destaca - Michael Regan/Getty Images
Bruno Fernandes assumiu posto de liderança no United: cobra escanteio, pênalti e se destaca Imagem: Michael Regan/Getty Images

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo (SP)

24/06/2020 18h19

Classificação e Jogos

Treze anos depois de Cristiano Ronaldo chegar em Old Trafford para mudar o próprio futuro e ser reconhecido como melhor do mundo, outro português começou a causar grande impacto no Manchester United. Anunciado no fim de janeiro, Bruno Fernandes se tornou a nova sensação da equipe, que embalou uma série invicta com o meio-campista como destaque e já sonha com um lugar na elite da Europa em 2021.

Desde a chegada de Bruno Fernandes, que já soma quatro gols com a camisa vermelha, o Manchester United realizou 11 jogos. Neste período são sete vitórias e quatro empates em todas as competições. A invencibilidade é fundamental para recolocar o tradicional time na briga por vaga na Champions League.

Somente no Campeonato Inglês são quatro vitórias e três empates, com números expressivos e triunfos importantes contra rivais como Manchester City e Chelsea. O último resultado positivo ocorreu hoje (24) diante do Sheffield United (3 a 0), em Old Trafford, com três gols do francês Martial.

Neste início empolgante de Bruno Fernandes, que converteu pênalti e assegurou o empate por 1 a 1 contra o Tottenham no dia 19, o United soma 12 gols marcados e apenas 2 sofridos. O ataque começa a engrenar e a defesa resiste, elevando o patamar da equipe de Ole Gunnar Solskjaer.

Destes 12 gols do embalado United da Premier League, Bruno Fernandes participou diretamente de seis, com três bolas nas redes rivais e três assistências, segundo dados da própria liga inglesa. A influência é anímica e nos números do clube.

O resultado desta quarta-feira contra o Sheffield deixou o Manchester United com 49 pontos, dois a menos do que o quarto colocado Chelsea, que entra em campo pela 31ª rodada amanhã (25) para encarar o Manchester City, vice-líder na tabela.

Manchester United Bruno Fernandes Pogba - Pool/Getty Images - Pool/Getty Images
Bruno Fernandes e Pogba, titulares do meio-campo do Manchester United com Chevrolet no uniforme
Imagem: Pool/Getty Images

A liga inglesa assegura vaga na Liga dos Campeões para os quatro primeiros colocados. O quinto, atual posição do United de Bruno Fernandes, vai para a Liga Europa 2021, competição ainda no radar do gigante vermelho de Manchester para este ano.

Ainda em março, antes da paralisação do futebol pela pandemia do novo coronavírus, o United goleou o LASK Linz, da Áustria, por 5 a 0 no jogo de ida das oitavas de final do torneio. No início de agosto, os dois clubes vão definir uma vaga nas quartas de final em campo indefinido - Old Trafford ou na Alemanha.

O país germânico vai receber entre 10 e 21 de agosto as fases de quartas de final, semifinal e final da Liga Europa - todas em jogos únicos, assim como na Champions League. As cidades de Colônia, Duisburg, Dusseldorf e Gelsenkirchen vão receber os confrontos.