Topo

Liga dos Campeões 2019/2020

Uefa anuncia que Liga dos Campeões será concluída durante agosto em Lisboa

29.ago.2019 - Troféu da Liga dos Campeões exposto durante evento de sorteio do torneio - Eurasia Sport Images / Getty Images
29.ago.2019 - Troféu da Liga dos Campeões exposto durante evento de sorteio do torneio Imagem: Eurasia Sport Images / Getty Images

Do UOL, em São Paulo*

17/06/2020 09h45Atualizada em 17/06/2020 14h01

A Liga dos Campeões será concluída com jogos únicos a partir das quartas de final, que serão realizados durante agosto em Lisboa, anunciou a Uefa após reunião do comitê executivo realizada hoje. A final está marcada para o dia 23 de agosto. A princípio as partidas serão realizadas sem público, mas uma decisão final será tomada em julho.

A competição, suspensa em março devido à pandemia do novo coronavírus, será retomada com os jogos de volta que restam para completar as oitavas de final. Eles serão disputados nos dias 7 e 8 de agosto, mas ainda não tiveram os locais definidos. Existe a possibilidade de serem disputados nos locais anteriormente previstos ou em campo neutro, em Portugal. O Estádio do Dragão, em Porto, e o Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, são opções para essas partidas.

Então, a partir de 12 de agosto, jogos únicos das quartas de final serão disputados em Lisboa em quatro dias consecutivos, com as semifinais ocorrendo em 18 e 19 de agosto e a final em 23 de agosto na capital portuguesa.

O plano aprovado permite uma conclusão mais rápida da temporada do que o tradicional formato, com partidas de ida e volta em casa e fora.

Os jogos ocorrerão nos dois maiores estádios de Lisboa, o José Alvalade e Estádio da Luz.

Ainda estão pendentes nas oitavas de final os seguintes confrontos: Manchester City x Real Madrid; Barcelona x Napoli; Bayern de Munique x Chelsea e Juventus x Lyon.

As seguintes equipes já estão classificadas para as quartas de final: RB Leipzig, Atalanta, PSG e Atlético de Madri.

Liga dos Campeões feminina e Liga Europa

A Uefa também anunciou que a Liga dos Campeões feminina será finalizada no mesmo formato, em Bilbao, entre os dias 21 e 30 de agosto.

Já a Liga Europa será concluída, a partir das quartas de final, também em jogo único em quatro cidades alemãs: Colônia, Duisburg, Düuseldorf e Gelsenkirchen, entre 10 e 21 de agosto.

3 jogadores poderão ser inscritos

A Uefa também definiu que as equipes poderão registrar três novos jogadores nas competições, desde que já regularizados no clube desde o último prazo de inscrição - 3 de fevereiro de 2020. A lista poderá conter um máximo de 25 jogadores e não será possível registrar jogadores recém-transferidos.

Além disso, a entidade confirmou que serão permitidas cinco substituições em todos os jogos do restante da temporada, mas o número de substituições da temporada 2020/21 permanecerá em três.

Sedes das próximas finais

A reunião também definiu as sedes das próximas finais da Liga dos Campeões:

2021: Estádio Olímpico de Ataturk, em Istanbul, na Turquia
2022: Estádio de St. Petersburg, em St Petersburg, na Rússia
2023: Allianz Arena, em Munique, na Alemanha
2024: Wembley Stadium, em Londres, Inglaterra

Liga dos Campeões 2020/2021

Já a próxima Liga dos Campeões teve o calendário revisto. As fases preliminares terão início no dia 8 de agosto deste ano, com a disputa de partidas em jogo único, com exceção dos playoffs. A fase grupos terá início no dia 20 de outubro, com conclusão no dia 9 de dezembro, sem mudança no formato tradicional.

* Com informações da agência Reuters.