Topo

Willian José vai realizar sonho de Premier League com empréstimo aos Wolves

Willian José, ainda jogador da Real Sociedad - JOSE JORDAN / AFP
Willian José, ainda jogador da Real Sociedad Imagem: JOSE JORDAN / AFP

Bruno Fernandes e Josué Seixas

Colaboração para o UOL, em Maceió (AL)

21/01/2021 14h41

O atacante alagoano Willian José está de saída da Real Sociedad. Fontes próximas ao jogador confirmaram ao UOL hoje (21) que ele de fato será emprestado ao Wolverhampton, da Inglaterra, com opção de venda por 20 milhões de euros ao final da temporada na Inglaterra. A vitória sobre o Córdoba, ontem, pode ter sido a última dele com a camisa do clube basco. Ele marcou os dois gols de seu time.

Agora só resta um único entrave entre o jogador e a equipe inglesa: a parte burocrática, que deve ser resolvida ainda na próxima semana, confirmando os rumores sobre o jogador de 29 anos divulgados pelo site da BBC. Os "Wolves" terão a opção de compra ao final do empréstimo. Caso decidam manter o centroavante alagoano de 29 anos, precisariam desembolsar 20 milhões (R$ 131 milhões no câmbio atual).

Willian José não vem sendo titular com frequência em seu clube, apesar de seu longo contrato que vai até 2024 com os espanhóis. Desde 2016 na Real Sociedad, o atacante tem, na atual temporada, números pouco empolgantes: pelo Campeonato Espanhol, por exemplo, foram 13 jogos e apenas três gols. Bem abaixo do que se habituou a produzir pelo time. No total, são 169 jogos e 60 gols marcados.

O brasileiro foi um pedido do técnico Nuno Espírito-Santo, que não vem podendo contar com seu principal centroavante, Raúl Jiménez. O mexicano ainda se recupera de uma grave lesão no crânio sofrida em jogo da Premier League e não tem previsão de retorno aos gramados. O Wolverhampton também não vem em uma boa fase, em 14º lugar no campeonato inglês.

No ano passado, Willian José esteve próximo de duas transferências na mesma época, mas ambas foram dificultadas pela Real Sociedad. O primeiro clube interessado foi o Tottenham, que havia perdido Harry Kane por lesão e precisava de um atacante para suprir a posição até o fim da temporada.

A proposta chegou ao clube espanhol, que não se agradou dos valores —o clube inglês ofereceu 10 milhões de libras, enquanto os espanhóis só aceitariam a venda pelo dobro (mais de R$ 155 milhões no câmbio atual).

A pessoas próximas, Willian revelou que tinha interesse em jogar na Inglaterra. A transferência parecia certa e o jogador pediu para ficar de fora de um jogo contra o Espanyol, válido pela Copa do Rei. Entretanto, o negócio não foi finalizado e Willian perdeu espaço no clube, sendo preterido por Alexander Isak.

À época, o alagoano deu uma entrevista ao canal oficial do clube, se desculpando com a torcida pelo comportamento. O vídeo foi publicado nas redes sociais da Real Sociedad no dia 31 de janeiro do ano passado.

"Tenho que pedir perdão aos torcedores por tudo o que aconteceu nos últimos dias. (...) Eu vi que era uma oportunidade muito boa para mim, de jogar uma Champions League por uma equipe da Premier League e tenho o sonho de jogar na Premier League. Não consegui, mas estou contente aqui. Sou sempre agradecido à Real Sociedad pelo que fez por mim. Tenho que voltar a trabalhar para conquistar meu espaço", disse na época.