PUBLICIDADE
Topo

Grêmio aposta em lateral com aval de Jorginho e multa de quase meio bilhão

Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

04/06/2020 04h00

Guilherme Guedes volta a estar sob holofotes no Grêmio. Formado nas categorias de base do clube, o lateral esquerdo passa a ser opção real ao time de Renato Gaúcho com a saída antecipada de Caio Henrique, que retornará ao Atlético de Madri. Em 2019, o jovem renovou contrato com multa de 80 milhões de euros (R$ 455 milhões na cotação atual) e foi emprestado após contato de Portaluppi com Jorginho, ex-lateral da seleção brasileira.

Guedes tem 21 anos e jogou apenas duas partidas pelo Grêmio em 2020: a final da Recopa Gaúcha e 15 minutos de partida contra o mesmo adversário, Pelotas, pelo Campeonato Gaúcho.

Em julho do ano passado, o lateral trocou Porto Alegre por Campinas. O Grêmio emprestou o jogador à Ponte Preta depois de Jorginho falar com Renato Gaúcho. Amigos, os dois trocaram informações sobre o mercado da bola e chegaram ao nome de Guilherme Guedes.

Jorginho referendou a contratação, citou jogo-treino do time de transição do Grêmio e tudo. Mas o tetracampeão do mundo ficou pouco mais de um mês no cargo, depois da chegada de Guedes. A saída do avalista do negócio não impediu o lateral de atuar no Moisés Lucarelli.

Guilherme Guedes disputou 12 rodadas da Série B pela Ponte Preta. Voltou a Porto Alegre com experiência na bagagem, mas sabendo desde dezembro que não seria utilizado de cara.

A avaliação interna é que Guedes tem condições de ser suplente do elenco principal, com margem para evoluir. Em um primeiro momento, é esse o plano gremista: manter Cortez como titular e o jovem na reserva.

Além de Bruno Cortez e Guilherme Guedes, Renato Gaúcho pode recorrer a Marcelo Oliveira. O camisa 26 voltou a treinar com bola durante a pandemia do novo coronavírus, depois de se recuperar de complexa cirurgia no joelho, e pode servir como curinga na defesa. Isso por ter anunciado, em 2019, que passaria a atuar como zagueiro.

Futebol