Topo

Grêmio mantém goleiro da seleção sub-23 no time B e saída fica mais próxima

Phelipe Megiolaro em treino do Grêmio - Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Phelipe Megiolaro em treino do Grêmio Imagem: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

03/06/2020 04h00

O futuro de Phelipe Megiolaro deve ser longe do Grêmio e esse amanhã não deve demorar a chegar. Fora do grupo principal, que treina desde o início de maio sob forte protocolo de prevenção ao novo coronavírus, o goleiro da seleção brasileira que disputou o Pré-Olímpico da Colômbia, em janeiro, tem clubes interessados em Portugal e Espanha.

Aos 21 anos, Megiolaro tem empréstimo mais que autorizado pelo Grêmio. A saída definitiva também não é descartada, até pela crise financeira gerada pela pandemia da Covid-19.

Com ótimo cartaz no mercado da bola pelo histórico de seleção, o goleiro é considerado ativo importante. Os dirigentes gremistas aguardam oferta oficial para tratar do tema e, no momento, preferem o empréstimo com opção de compra.

Segundo apurou o UOL Esporte, Megiolaro voltou do Pré-Olímpico na Colômbia e foi direto para o time de transição. A orientação surpreendeu a pessoas dentro do próprio clube. À época, havia expectativa de que o goleiro passasse a treinar no grupo principal — como ocorreu até o final de 2019. O status de integrante do time B se manteve também depois das férias antecipadas por conta da Covid-19.

A decisão do Grêmio foi manter Brenno como jovem goleiro na hierarquia da função entre os profissionais. Vanderlei é o titular, desde que chegou, com Paulo Victor e Julio César atrás.

Atualmente, Phelipe Megiolaro cumpre regime de teletrabalho ao lado de outros jovens formados na base gremista.

Megiolaro renovou contrato com o Grêmio no ano passado e tem multa rescisória de 50 milhões de euros (cerca de R$ 290 milhões). O clube gaúcho detém 70% dos direitos econômicos.

O Grêmio orçou R$ 88 milhões com transferências em 2020 e ainda não fez nenhuma operação de grande monta. Caso o atacante Everton Cebolinha não seja negociado, pequenas negócios podem se tornar alternativa para compor o valor previsto.