Topo

OPINIÃO

Mauro: "Vasco teve 16 jogadores com Covid. Será que seguem as orientações?"

Do UOL, em São Paulo

02/06/2020 04h00

Dias após o presidente vascaíno Alexandre Campello ir a Brasília, ao lado do mandatário flamenguista Rodolfo Landim, para se reunir com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), visando o retorno do futebol em meio à pandemia do novo coronavírus, o Vasco revelou no último fim de semana que teve 16 jogadores com resultado positivo para o exame da Covid-19.

No podcast Posse de Bola #35, o jornalista Mauro Cezar Pereira comenta a situação do Cruz-Maltino e a forma como os clubes não estão conseguindo controlar as atividades extracampo de seus jogadores, com a possibilidade de eles não estarem respeitando o isolamento social, conforme casos dos flamenguistas lateral Filipe Luís e Diego.

"O Vasco está com 16 jogadores contaminados, 16! Teve mais de mil testes agora na Premier League e não deu nenhum positivo. O Vasco testou 300 pessoas, só de jogador de futebol, 16. Quer dizer, 300 contando, claro que a maioria não é jogador de futebol. 16 é um número absurdo, o Flamengo teve três no mês passado, quando fez aquele teste com quase 300 pessoas. O Atlético-MG agora teve um jogador, o Cruzeiro teve um ou dois, e o Vasco teve 16 jogadores", afirma Mauro Cezar (disponível no vídeo acima a partir de 30:58).

"Será que esses jogadores estão seguindo as orientações das autoridades sanitárias corretamente? Será que estão? Tem jogador que fica em casa com cabeleireiro, com personal, com amigo, cozinheiro, sei lá mais o que. Então, assim, complicado, porque as pessoas não respeitam e cada vez menos estão respeitando", completa o jornalista.

Mauro diz acreditar que os clubes precisarão tomar providências para que não aconteça de os clubes estarem prontos para o retorno do futebol e serem impedidos devido aos resultados positivos no exame para Covid-19.

"Vai chegar uma hora, de repente, que um time vai treinar seu elenco e está arriscado, às vésperas do primeiro jogo. Quando o futebol voltar, você ter ali uma quantidade razoável de atletas que não pode entrar em campo. Como é que faz? Os clubes vão ter que se virar com isso aí. Você vê o Grêmio, o jogador que apareceu com o teste positivo foi quem? O Diego Souza. O Diego Souza estava onde? Estava no Rio. Mas o clube dele é em Porto Alegre, ele estava no Rio. Por que ele não estava na casa dele em Porto Alegre?", questiona o jornalista.

Posse de Bola: Quando e onde ouvir?

A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.

Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.