Topo

No aniversário de Marquinhos, reveja gols e desarmes do zagueiro do PSG

Marquinhos comemora gol do PSG contra o Estrela Vermelha - FRANCK FIFE / AFP
Marquinhos comemora gol do PSG contra o Estrela Vermelha Imagem: FRANCK FIFE / AFP

Do UOL, em São Paulo

14/05/2020 04h00

Um dos três representantes brasileiros na lista dos 30 melhores jogadores do mundo na temporada passada no prêmio da Bola de Ouro da revista France Football — engana-se quem aponta Neymar entre os selecionados, pois Roberto Firmino e Alisson (Liverpool) foram os outros escolhidos —, o zagueiro Marquinhos completa hoje 26 anos. O UOL Esporte selecionou alguns lances marcantes da carreira do aniversariante do dia.

Titular do Paris Saint-Germain e figura constante nas convocações do técnico Tite à seleção brasileira, o defensor é natural da cidade de São Paulo e iniciou a carreira como profissional no Corinthians. A curta e precoce carreira evidencia o talento do atleta, que, com apenas seis meses na Europa, deixou a Roma por 35 milhões de euros para defender o PSG — na época, ele se tornou o quarto zagueiro mais caro da história, aos 19 anos.

Corinthians

O atleta iniciou sua carreira na base do Corinthians em 2002, onde ficou até 2012, ano em que ganhou a Copa São Paulo e estreou como profissional — vitória sobre o São Caetano, em 18 de fevereiro daquele ano. Antes de se transferir para a Europa, o jovem zagueiro esteve no grupo que conquistou o inédito título da Copa Libertadores. Ao todo, o atleta disputou somente 14 partidas como pelo clube que o revelou.

Roma

Após o título da Libertadores, Marquinhos foi anunciando na Roma em agosto de 2012. O brasileiro se adaptou facilmente ao estilo de futebol e conquistou a titularidade, foram 30 jogos com a equipe italiana.

Paris Saint-Germain

Em julho de 2013, o jogador foi anunciado pelo Paris Saint-Germain em um contrato de cinco anos. Pelo clube, conquistou seis vezes o Campeonato Francês, cinco títulos da Copa da Liga da Francesa, seis Supercopas da França e quatro Copas da França, estabelecendo com o PSG a hegemonia parisiense. Em janeiro, Marquinhos renovou o seu contrato com o PSG até 2024. Segundo o site Transfermarkt, especializado em mercado da bola, os direitos econômicos do zagueiro está cotado em 52 milhões de euros (cerca de R$ 331,2 milhões na cotação atual).

Seleção brasileira

Vestindo a amarelinha, o zagueiro participou da campanha do título dos Jogos Olímpicos de 2016, ao lado de Neymar, Gabriel Barbosa e Gabriel Jesus. Pela seleção principal, disputou as edições de 2015 e 2016 da Copa América, além de ter participado do Mundial de 2018, se tornando uma peça importante na seleção de Tite. Em 2019, conquistou a Copa América. Ao todo são 47 jogos, um gol e uma assistência.