PUBLICIDADE
Topo

Futebol

Há 11 anos, Iniesta classificava o Barcelona com um golaço na Champions

Iniesta comemorando gol contra o Chelsea na semi final da Champions - Jamie McDonald/Getty Images
Iniesta comemorando gol contra o Chelsea na semi final da Champions Imagem: Jamie McDonald/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/05/2020 04h00

No dia 6 de maio de 2009, Andrés Iniesta marcou um golaço nos acréscimos no estádio Stamford Brigde contra o Chelsea, pela semifinal da Champions League, levando o time espanhol para disputar o título da maior competição de clubes da Europa naquele ano. Iniesta foi o herói da classificação que mais tarde faria o Barcelona faturar o título.

O Chelsea entrou em campo na semifinal com Petr Cech, José Bosingwa, John Terry, Alex, Ashley Cole, Michael Essien, Florent Malouda, Frank Lampard, Michael Ballack, Didier Drogba e Nicolas Anelka. O Barcelona escalou Victor Valdés, Dani Alves, Gerard Piqué, Éric Abidal, Yaya Touré, Sergio Busquets, Xavi, Iniesta, Seydou Keita, Lionel Messi e Samuel Eto'o. Pep Guardiola comandava o time espanhol e Guus Hiddink o time inglês.

O Barcelona começou o jogo com a posse de bola, mas não conseguiu aproveitar a vantagem em gols. Até que aos 9 minutos do primeiro tempo, Michael Essien aproveitou a sobra e marcou para os Blues, que saíram na frente do placar.

Com a vantagem, os ingleses foram para o intervalo e voltaram melhores no segundo tempo. Já o Barcelona teve Abidal expulso e jogou apenas com dez jogadores o restante da partida.

O Chelsea segurou o resultado que dava a classificação para o time até os 47 do segundo tempo, quando Iniesta acertou um chute certeiro da entrada da área no ângulo direito do goleiro Petr Cech, deixando o placar de 1 a 1 e classificando o Barcelona com o critério do gol fora de casa — o jogo de ida na Espanha havia terminado sem gols.

O Barcelona enfrentou o Manchester United na final da Champions League e com o placar de 2 a 0 faturou o título.

Futebol