Topo

Corinthians

12 jogos em um mês: Corinthians encarou maratona em 3 torneios há 20 anos

Luizão celebra gol do Corinthians contra o Rosario Central na Libertadores 2000 - Almeida Rocha/Folhapress
Luizão celebra gol do Corinthians contra o Rosario Central na Libertadores 2000 Imagem: Almeida Rocha/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

09/05/2020 04h00

Uma maratona de 12 jogos em 31 dias. Há 20 anos, o Corinthians teve de enfrentar as dificuldades do calendário brasileiro há exatos 20 anos. No mês de maio de 2000, o time corintiano entrou em campo pela Libertadores, Copa do Brasil e Campeonato Paulista.

Para se ter uma ideia da quantidade de partidas do Corinthians naquela temporada, a equipe entrou em campo uma vez a cada 62 horas. Esse intervalo é proibido pelo atual Estatuto do Torcedor. O mínimo permitido é de 66 horas.

No mês da maratona, o Corinthians disputou seis partidas válidas pelo Paulistão, além de cinco duelos da Libertadores e um confronto da Copa do Brasil. O número foi superior ao do Palmeiras, que atuou 11 vezes, contra nove do São Paulo.

Para superar a maratona, o Corinthians entrou em campo com muitos jogadores que tinham acabado de sair da base, como o goleiro Yamada e os atacantes Ewerthon e Gil. Houve até rodízio de treinadores. Além de Oswaldo de Oliveira, José Carlos Serrão e Edson Cegonha comandaram o time - esse último no dia 1º de junho, diante do Botafogo.

Os rivais, inclusive, foram determinantes para o fracasso do Corinthians. O time são-paulino eliminou a equipe corintiana na semifinal do Estadual. O jogo de ida foi disputado em 28 de maio, com vitória são-paulina por 2 a 1. Na volta, em 3 de junho, o time tricolor fez 2 a 0.

Já o Palmeiras derrotou o Corinthians na Libertadores, também na semifinal. Em 30 de maio, os corintianos saíram na frente ao fazer 4 a 3 no rival. No jogo decisivo, dia 6 de junho, os palmeirenses venceram por 3 a 2 e obtiveram a classificação nos pênaltis.

O algoz corintiano na Copa do Brasil foi o Botafogo. O primeiro jogo foi disputado ainda em maio, com triunfo dos cariocas por 1 a 0 no Maracanã. Em 1º de junho, o time voltou a vencer o Corinthians, no Canindé.

Lista de jogos do Corinthians em maio de 2000:

Rosario Central-ARG 3 x 2 Corinthians (3 de maio)
Corinthians 2 x 2 Palmeiras (7 de maio)
Corinthians 3 x 2 Rosario Central-ARG (9 de maio)
Corinthians 1 x 1 Rio Branco (11 de maio)
Rio Branco 2 x 2 Corinthians (14 de maio)
Corinthians 5 x 2 Ponte Preta (16 de maio)
Atlético-MG 1 x 1 Corinthians (18 de maio)
Palmeiras 2 x 4 Corinthians (21 de maio)
Corinthians 2 x 1 Atlético-MG (23 de maio)
Botafogo 1 x 0 Corinthians (25 de maio)
São Paulo 2 x 1 Corinthians (28 de maio)
Corinthians 4 x 3 Palmeiras (30 de maio)

Corinthians