Topo

André Kfouri questiona volta do futebol: 'Qual o risco tolerável?'

Jornalista André Kfouri, da ESPN - Reprodução
Jornalista André Kfouri, da ESPN Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/05/2020 21h12

Comentarista dos canais ESPN, André Kfouri foi enfático nas críticas à pressão de dirigentes para o retorno do futebol no Brasil. O jornalista criticou as iniciativas que visam ao retorno dos treinos, e consequentemente das competições, e questionou qual será o limite até que alguém perceba o erro em se apressar a volta dos esportes em geral.

"O que eu queria saber de quem coloca em movimento este processo que tem como objetivo que os torneios retornem aos estádios brasileiros é: qual é o risco tolerável? O que precisa acontecer no futebol para que alguém perceba o erro em se apressar, em perceber que a curva está em ascensão, que o número de mortos está crescendo. O que é necessário para que alguém chegue a este momento de clareza? Um jogador morto? Um treinador na UTI?", declarou em participação no SportSCenter hoje.

André Kfouri listou uma série de fatores que, em sua opinião, são essenciais para que haja o mínimo de segurança para o retorno do esporte. O jornalista concluiu dizendo que, enquanto estes aspectos não estiverem garantidos, não deve nem haver discussão sobre o retorno do futebol.

"Essas respostas, a gente não tem. Mas eu gostaria apenas de uma: o que precisa acontecer para que alguém perceba que o futebol, e o esporte em geral, só pode voltar quando for seguro para todos? [...] Não precisa ter uma vacina, mas precisa ter uma parcela importante da população imunizada, com um trabalho meticuloso das autoridades para localizar os infectados, e o sistema de saúde deve ter condições de tratar os doentes sem nenhum risco de sobrecarga. Enquanto isso não acontecer, falar sobre volta do futebol, como disse Alexandre Kalil, é coisa de débil mental - neste caso, voluntariamente", completou.