Topo

Dedé recorda passagem de Ceni pelo Cruzeiro e revela proposta do Galo

Zagueiro Dedé, do Cruzeiro - Vinnicius Silva/Cruzeiro
Zagueiro Dedé, do Cruzeiro Imagem: Vinnicius Silva/Cruzeiro

Colaboração para o UOL, em São Paulo

27/04/2020 16h22

Convidado do Seleção SporTV desta segunda-feira, Dedé falou sobre a rápida passagem de Rogério Ceni pelo Cruzeiro durante o Campeonato Brasileiro do ano passado. Confirmando que houve atritos entre jogadores e treinador, o zagueiro contou que tentou amenizar o conflito, inclusive conversando com o atual técnico do Fortaleza, mas sem sucesso.

"Eu sei que teve confusão entre jogadores e treinador. Isso ficou nítido, porque foi muito exposto, e é uma coisa muito chata. E eu fui incluído nessa situação. Na verdade, eu estou sendo mais julgado dessa situação por ser um cara autêntico, que odeia um companheiro de trabalho de bico com outro. Tentei amenizar isso e sobrou para mim", relatou o zagueiro.

"Eu vi confusões externas, até na fase do Rogério Ceni, mas eu acho que não tive nada contra nenhum treinador, pelo contrário, tentei ajudar todos. (...) Começaram uns atritos, não comigo, mas externos, de entrevistas e tal, e isso durou pouco tempo. Tentei ainda amenizar essa situação dentro do vestiário, conversando particularmente com o Rogério, mas não consegui ajudá-lo", completou.

Apesar da passagem conturbada de Ceni pela Raposa, Dedé não hesitou ao afirmar que voltaria a trabalhar com o treinador:

"Trabalharia com certeza. O Rogério Ceni é um excelente treinador. Taticamente e tecnicamente, acho que ainda não fiz um trabalho igual ao do Rogério Ceni. Mas o Rogério Ceni teve algumas dificuldades dentro do elenco. Tivemos uma reunião com o Rogério Ceni e foi um bate-papo muito diferente em relação a jogadores de certa idade, e isso que começou a gerar uma desavença dentro do Cruzeiro", disse.

Se recuperando de uma cirurgia no joelho direito, o jogador ainda relatou que foi procurado pelo rival Atlético-MG, mas não continuou a conversa, já que seu o foco neste momento é o retorno aos gramados.

"Sim, recebi. Recebi uma proposta até de espera da minha lesão. Hoje, a minha vida é focada em me recuperar. Eu não dei resposta para ninguém. A única resposta que eu dei foi para o Cruzeiro, que eu quero me recuperar", relatou o jogador, que ainda comentou a redução salarial no clube:

"O meu salário está reduzido em 78%. Momento algum eu reclamei disso. Infelizmente, o diretor (Osmar Bolicenho), que tinha acabado de chegar, tinha um mês no Cruzeiro, estava meio perdido na situação, soltou uma nota falando que eu fui um dos primeiros a não aceitar a redução salarial, e isso é mentira, tanto que ele me pediu desculpas.

Em relação ao rebaixamento da Raposa para a Série B do Campeonato Brasileiro, Dedé voltou a falar sobre desentendimentos dentro do elenco. O zagueiro conta que chegou a cobrar companheiros de time durante o Brasileirão do ano passado.

"Eu fui muito atingido pelo fato de não querer ver um pouco de desunião, de desavença, um jogador virando a cara com o outro. Eu tentava harmonizar tudo, junto com os jogadores mais antigos. Eu acho que o que mais pesou, além das crises externas, foi a ficha não cair da posição que a gente estava. A gente estava com um time bom, sofrendo muito, não conseguia sair do buraco. Isso pesou bastante. Quando a gente viu, já era tarde", disse o jogador, que seguiu:

"Eu também não consigo entender até hoje, tanto que a ficha ainda não caiu, e não consigo explicar. Eu dava a minha vida, tentava de tudo. Eu chegava no vestiário, pressionava, gritava, pressionava jogadores. Eu tentei de tudo".