Topo

Flamengo estuda redução salarial em meio ao cenário econômico na pandemia

Sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro - Gilvan de Souza / Flamengo
Sede do Flamengo, na Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro Imagem: Gilvan de Souza / Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

24/04/2020 11h55

Diante do cenário econômico apresentado durante a pandemia de coronavírus, o Flamengo discute uma redução salarial de parte dos funcionários. A informação foi publicada, primeiramente, pelo site do "Globo Esporte" e confirmada pelo UOL Esporte.

A diretoria vem colocando em pauta uma redução de 25% dos vencimentos daqueles que recebem acima de R$ 4 mil e o comunicado pode ser feito ao fim das férias, na próxima semana.

A ideia é que os funcionários atingidos pela medida, ao término do período de folga, passem a trabalhar com a carga horária reduzida e no sistema de "home office".

Em um segundo momento, caso a paralisação das competições se alongue, a cúpula avalia também a utilização da Medida Provisória 936 aos que recebem mensalmente um valor próximo ao salário mínimo. A MP permite que o empregador reduza a jornada de trabalho e o salário em 25%, 50% ou 70%, por até 90 dias, com o governo pagando ajuda igual a 25%, 50% ou 70% do seguro-desemprego (conforme a redução).

Vale lembrar que a redução em qualquer percentual pode acontecer desde que salário não fique abaixo de R$ 1.045.

Desde o começo da pandemia, o Flamengo teve algumas perdas financeiras. O Azeite Royal rompeu o contrato de patrocínio de forma unilateral, houve perda no número de sócios-torcedores e a diretoria ainda negocia com a Adidas o recebimento de uma das parcelas previstas em contrato.