Topo

Pivô de crise no Fla, personal trainer diz que não foi procurado pelo clube

Personal Rafael Winicki posa ao lado de Diego, do Flamengo, após final da Libertadores 2019 - Arquivo Pessoal
Personal Rafael Winicki posa ao lado de Diego, do Flamengo, após final da Libertadores 2019 Imagem: Arquivo Pessoal

Leo Burlá

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/04/2020 04h00

Pivô de uma crise que explodiu no após a manifestação do preparador físico do Flamengo, Roberto de Oliveira, o Betinho, o personal trainer Rafael Winicki se manifestou e afirmou que o trabalho feito com muitos dos jogadores do Rubro-Negro sempre foi repassado integralmente aos responsáveis do clube.

Em entrevista ao canal Fox Sports, na qual relatou o trabalho com alguns dos astros, Winick despertou a ira de Oliveira, que desabafou por meio de sua conta no Instagram. Betinho afirmou que nunca houve o repasse dos dados deste trabalho à parte realizado na casa dos atletas, algo que o Flamengo alega ter sido combinado.

Ao UOL Esporte, Winicki procurou esfriar o clima, se colocou à disposição para esclarecimentos, mas negou que o Rubro-Negro tenha o procurado para saber sobre as atividades individualizadas:

"Não quero gerar desconforto ou mal-entendido, me coloco à disposição dos profissionais do clube que queiram ter qualquer feedback ou relatório, sigo fazendo o que o clube programou para os atletas, só acompanho e oriento. O clube nunca me procurou, me coloco à disposição."

A queixa entre os integrantes da preparação física do Fla é que os contatos feitos nunca renderam frutos, o que teria provocado esse desgaste no relacionamento. Há relatos que este protocolo a ser seguido foram estabelecidos em uma reunião (que teve a presença do médico Márcio Tannure, dos preparadores Mário Monteiro e Betinho, de Winicki e do meia Diego), mas que o combinado não teria sido executado, de acordo com os rubro-negros. Alex Evangelista, que faz o mesmo trabalho com Gabigol, mantém contatos semanais com o departamento.

"Lembrando que não sou contra personal, fisioterapeuta, massagista ou tudo em um só, como está sendo feito atualmente. O que sou contra é a falta de comunicação [suposta mentira ao dizer que tem integração com os profissionais do clube]. Não há como trabalhar da forma que esta sendo feito, sem que os profissionais que trabalham no clube saibam o que o atleta faz fora e vice-versa. Sem mimimi, por favor!", escreveu Betinho

Winicki atende nomes como Berrío, Gustavo Henrique, Diego, Bruno Henrique, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Vitinho, Filipe Luis e até jovens da base. Ele tem trânsito livre entre os jogadores e festejou o título da Copa Libertadores, em 2019, dentro do campo. Em suas redes sociais, muitos destes treinos foram postados.

Esse desencontro causou irritação nos rubro-negros, que entendem que isso esvazia o trabalho de quem lida no cotidiano do Ninho do Urubu. Ao longo dos últimos anos, o investimento em ciência e tecnologia no centro de treinamento é uma das meninas dos olhos da direção, que procura aparelhar o espaço com o que há de mais moderno no mundo.

"Meu objetivo é ajudar, e não atrapalhar. Meu trabalho é um complemento. Qualquer orientação do clube para o atleta é seguida à risca. Quero apenas relatar que meu trabalho é um complemento", garantiu o personal trainer.

Procurada, a assessoria de imprensa do clube informou que não se manifestaria sobre o caso.